“A Arte do Ofício” ganha versão virtual e em 3D no Sesi do Espírito Santo

Exposição virtual permanente resgata história do ofício, da pedra lascada à sociedade 5.0 | Foto: Divulgação

Que tal ter uma nova experiência na forma de apreciar uma exposição?

O Sesi ES apresenta a “A Arte do Ofício” em um novo formato: virtual em 3D. Agora você pode conferir a mostra do Centro Cultural Sesi ES, que conta a trajetória do homem a partir do desenvolvimento das ferramentas e dos materiais, sem sair de casa. 

A novidade é uma colaboração entre a Gerência Executiva de Cultura do Sesi – Departamento Nacional, a Findes – por meio do Sesi ES, e as Gerências de Educação e de Cultura do Sesi Paraná. 

Assim como as ferramentas, essa exposição também se transforma constantemente.  Sua estreia foi em Brasília, em 2016, com a curadoria de Júlio Heilbron. Já em 2020, para inaugurar o Centro Cultural Sesi Espírito Santo, a curadora Rosa-Nina Liebermann redesenhou a mostra. Agora, para a edição virtual de 2021, a curadoria expandiu o conceito. 

Novidades 

O novo projeto, também assinado por Rosa-Nina, conta com um módulo adicional, existente apenas na exposição virtual. Complementarmente, foram desenvolvidos vídeos com visitas guiadas, legendadas e também em libras, que enriquecem e transformam a visita em uma experiência imersiva e inclusiva. 

A partir de imagens reais em 360°, o visitante chega muito próximo a experiência física de visitar um museu, uma vez que essa tecnologia lhe traz autonomia absoluta para decidir o ritmo do seu trajeto pela exposição. 

A nova tecnologia também permite que o visitante, ao clicar nas tags disponibilizadas, tenha acesso à informações relevantes sobre os itens expositivos. 

A Exposição 

Uma exposição que tem seu DNA 100% conectado com a indústria, e conta a história do homem a partir do desenvolvimento das suas ferramentas e dos materiais utilizados por ele ao longo dessa trajetória. 

Estruturada em seis módulos, a concepção artística que permeia os ambientes, estabelece através do conteúdo expositivo, uma conexão clara entre os ofícios, as profissões e a arte. 

Módulo 1 – A Mão do Homem 

As pedras lascadas foram nossas primeiras ferramentas e simbolizam o momento em que o homem passa a dominar a natureza. Somos quem somos pois criamos, ao longo da nossa jornada, técnicas e ferramentas que nos asseguram condições para uma vida confortável. Pedras, pregos rudimentares e uma animação rica em detalhes, recontam neste primeiro módulo, a nossa trajetória. 

Módulo 2 – Energia 

No início, o homem contava apenas com a sua própria força muscular. Foi por meio do desenvolvimento das ferramentas e mais tarde das máquinas, que ele conseguiu potencializá-la. Hoje, temos um amplo repertório de tecnologias que independem da força humana, como as torres eólicas, que produzem energia apenas com a força do vento. Neste módulo é possível conhecer diferentes artefatos desenvolvidos pelo homem, ao longo dos séculos, no aperfeiçoamento de seus ofícios. 

Módulo 3 – Comunicação 

Pilar fundamental no desenvolvimento da nossa sociedade, a comunicação é responsável por transmitir o conhecimento gerado a partir das novas descobertas. Este módulo, repleto de informações e curiosidades sobre o invento e aprimoramento de itens que fazem parte do nosso dia a dia, conta com uma belíssima seleção de objetos históricos, que narram o percurso da comunicação humana.   

Módulo 4 – Materiais 

A maioria dos materiais que hoje nos cercam, não existiam desta forma na natureza, e foram desenvolvidos e transformados por meio de processos criados por nós. Neste módulo, instalações artísticas exibem alguns dos materiais que fazem parte do nosso cotidiano, e ressaltam a importância da parceria entre a ciência e a indústria para encontrar soluções e transformar assim matéria-prima em materiais utilizáveis. 

Módulo 5 – Exaltação 

Com a Revolução Industrial, responsável pelo maior salto já dado pelo homem em toda a sua história, veio o conjunto de avanços tecnológicos e sociais vivenciados nos últimos dois séculos. Atualmente, passamos por outra revolução, igualmente importante, a revolução digital. Este módulo reproduz de forma artística a sociedade atual 4.0, na qual o analógico já não é mais predominante e o fascínio do digital abre espaço para um universo repleto de possibilidades. Vídeos e projeções criam uma experiência imersiva. 

Módulo 6 – Ontem, Hoje, Amanhã 

Aqui é proposto um breve passeio cronológico que revisa as sociedades pelas quais passamos. Iniciando pela sociedade 1.0, baseada na caça e na coleta, este módulo nos leva ao nosso próximo destino: a sociedade 5.0. Por meio de uma linguagem descomplicada e dinâmica, é apresentado ao visitante este novo conceito de vida desenvolvido no Japão, que tem como principais valores a sustentabilidade, a qualidade de vida e a inclusão. 

A curadora 

Formada em Design de Interiores, com licenciatura em Artes Visuais, pós-graduação em Comunicação e Mídia e MBA em Curadoria, Museologia e Gestão de Exposições, Rosa-Nina Liebermann possui uma trajetória cosmopolita. Nascida em Vitória, ES, morou durante 20 anos na Alemanha, onde trabalhou como cenógrafa em diversas produções artísticas e publicitarias. De volta ao Brasil, criou o escritório de produção Liebermann Projetos Criativos, que desenvolve produtos culturais múltiplos ligados a arte, moda, design e educação, entre eles o recém inaugurado Centro Cultural SESI Espírito Santo, o Movimento SENAI ModaLAB e a edição virtual da exposição A Arte do Ofício, que tem concepção artística e curadoria assinadas pela arista. 

Confira o vídeo de apresentação da exposição no site: https://www.sesies.com.br/news/artedooficiovirtual/

Por Fiorella Gomes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *