Abertas as inscrições para Curso Formação de Agentes em Extensão Agroecológica e Produção Orgânica dos municípios do Espírito Santo

O objetivo é realizar um programa de capacitação modular em agroecologia | Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Curso Formação de Agentes em Extensão Agroecológica e Produção Orgânica dos municípios do Espírito Santo. A atividade on-line será realizada nos dias 07, 08 e 09 de dezembro, das 8h às 11h, por meio da plataforma Zoom.

O curso é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES). O objetivo é realizar um programa de capacitação modular em agroecologia, voltado para técnicos que atuam em ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) nos diversos municípios capixabas.

A extensionista e coordenadora de Agroecologia do Incaper, Andressa Alves, explicou que a formação está vinculada ao “Projeto de Estruturação e Fortalecimento da Rede Capixaba de Ater em Agroecologia”, desenvolvido pelo Governo do Estado, em parceria com a Amunes e o MPES. A proposta é ampliar a oferta dos serviços de Ater, estimulando iniciativas agroecológicas por todo o Estado.

O coordenador de Projetos da Seag, Luciano Macal Fasolo, lembrou da urgência em buscar novas formas de utilizar os recursos naturais, recentemente destacada pela Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26). “Nos últimos anos, as diversas mudanças no uso do solo, na disponibilidade de água e no manejo da biodiversidade transformaram o meio rural capixaba e isso reforça a necessidade de buscar modelos de agricultura mais sustentáveis”, disse.

“A agroecologia em suas mais diversas modalidades e expressões a cada dia se consolida como um campo fértil para a geração de conhecimentos, tecnologias, práticas e resultados que nos mostram que é possível conciliar, de forma harmônica, a produção de alimentos, matérias-primas, fibras e riqueza, sem, no entanto, comprometer os recursos naturais”, complementou Fasolo.

Acesse o link e se inscreva: https://forms.gle/6yKLjuie6CY7A5m77

Por Andreia Ferreira e Tatiana Toniato Caus


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *