Operação Noel: Procon vai fiscalizar comércio no centro de Linhares a partir da próxima segunda-feira (29)

Foto: Procon de Linhares

Após várias orientações e informações a respeito das leis consumeristas, a partir da próxima segunda-feira (29), o Procon de Linhares prossegue com mais uma fase da Operação Noel. Os fiscais do órgão percorrerão o comércio do Centro para realizar ações de fiscalização, a fim de coibir o descumprimento às normas consumeristas neste período que antecede as compras de fim de ano.

Além disso, os fiscais do órgão observarão se os comerciantes já estão praticando em seus estabelecimentos as orientações passadas durante a palestra realizada em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Linhares (CDL) no último dia 9 de novembro sobre preços em vitrines e produtos no interior das lojas.

Os fiscais estarão atentos se os produtos expostos possuem informações quanto à precificação (preço à vista e a prazo, taxa de juros aplicada); sobre as formas de pagamento aceitas pela loja; se o fornecedor informa, em local e formato visíveis ao consumidor, eventuais descontos oferecidos em função do prazo ou da modalidade de pagamento utilizada; se é condicionado um valor mínimo para compras no cartão; se o estabelecimento possui placa, em local visível ao consumidor, contendo o telefone do Procon; se possui exemplares do Código de Proteção do Consumidor para consulta; se a loja dispõe de informações claras sobre política de troca; se o fornecedor impõe restrição ao recebimento de cheque do consumidor, exigindo um tempo mínimo de existência da conta  bancária; se cumprem com a oferta anunciada; dentre outros pontos da legislação.

Caso seja encontrado desrespeito às leis consumeristas, a fiscalização terá caráter punitivo. “Esse trabalho é necessário para orientar e educar os comerciantes que estejam descumprindo as leis e os seus deveres na relação de consumo, visando minimizar os problemas e criar uma harmonia no relacionamento entre consumidor e fornecedor, principalmente nessa época de grande movimento no comércio”, explicou o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza.

Atendimento

Em razão da pandemia, o Procon de Linhares realiza o atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, por meio de senhas, ou através do telefone (27) 3372 2129, e do site www.procon.es.gov.br.

O Procon está localizado na Avenida Augusto Calmon, nº 1.117, Centro, próximo ao Mercado Municipal, na antiga sede da Câmara Municipal.

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *