Museu da Ilha das Caieiras tem nova exposição a partir desta sexta-feira (3)

Foto: Divulgação

Final de semana batendo à porta e a dica da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) é aliar um passeio a um dos recantos mais bucólicos da capital, a Ilha das Caieiras, à contemplação das artes no histórico Museu “Manoel Passos Lyrio”, também conhecido como Museu do Pescador.

É lá que estreia, amanhã (3), a exposição “Ancestralidade: dos povos originários aos descendentes”, orientada pela artista plástica e professora de artes, Sidneia Santos da Costa Pereira.

A mostra reúne trabalhos de estudantes do 6º ao 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eliane Rodrigues dos Santos, localizada na Ilha das Caieiras.

“Nosso projeto ocorreu em três etapas, buscando valorizar a história e a ancestralidade dos povos indígenas brasileiros e dos povos africanos que compuseram a nossa população em virtude da colonização. Após estudo e análise histórica, começamos a produção das obras de desenhos e colagens com o objetivo de promover a formação da identidade, o reconhecimento de suas raízes e a melhoria da autoestima, valorizando as origens do povo brasileiro”, explica Sidneia.

A primeira parte do projeto foi a confecção de uma coleção de desenhos inspirados nos povos nativos do Brasil. A segunda coleção teve como tema personalidades afrodescendentes. Por fim, foram criados pelos estudantes, autorretratos.

“A ocorrência de diálogos dentro do currículo escolar, especialmente nas áreas de História, Literatura e Artes, no que diz respeito à magnitude, beleza e cultura afrodescendente, bem como dos povos indígenas brasileiros, são de grande relevância porque favorecem a formação de cidadãos críticos e conscientes da importância do respeito pelas diferenças”, finalizou a professora.

Foto: Divulgação

Funcionamento

“Ancestralidade: dos povos originários aos descendentes” possui classificação indicativa livre e estará aberta ao público de 3 de dezembro a 16 de janeiro. O horário de funcionamento do museu é de terças às sextas-feiras, das 9 às 17 horas e sábados e domingos do meio dia às 16 horas.

“A exposição aqui no nosso museu prestigia a produção artística dos jovens estudantes do bairro, incentiva a cultura e estimula o surgimento de novos profissionais no campo das artes. Além disso, abrimos as portas e estreitamos nossas relações com as escolas e moradores o que nos faz participar da construção da história no tempo presente”, analisa o coordenador do espaço, Romullo Souza.

Protocolos

No interior do Museu da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio” o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel são obrigatórios, seguindo todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias para a prevenção e combate ao Coronavírus.

O agendamento prévio não é necessário, porém, o número de visitantes é controlado no local e está limitado a 10 pessoas por vez.

Por Pedro Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *