Emílio Mameri apresenta projeto de preservação do Mercado de Peixes da Vila Rubim

Proposta declara mercado localizado em Vitória, capital do Espírito Santo, patrimônio cultural imaterial

Deputado Dr. Emílio Mameri alerta para possibilidade de colapso da estrutura do mercado | Foto: Tati Beling/Arquivo Ales

Funcionando há mais de cinquenta anos no mesmo local, de segunda a sábado, o Mercado de Peixes da Vila Rubim, em Vitória, pode ser declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Espírito Santo. É o que pretende o deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB) por meio do Projeto de Lei (PL) 745/2021.

De acordo com laudos recentes da Prefeitura de Vitória, a estrutura do local está sob ameaça de colapso, fato que motivou uma ação civil, ajuizada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES), pedindo a interdição do mercado.

Indicação

Com o objetivo de preservar o patrimônio capixaba, o parlamentar protocolou também uma indicação. “Recentemente, protocolamos a Indicação n° 7.799/2021, solicitando ao Poder Executivo Estadual, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória, promover melhorias no Mercado de Peixes da Vila Rubim, que corre risco iminente de incêndio e desabamento”, justifica.

“Segundo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), através de sua superintendência do Espírito Santo, os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados – feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas)”, conclui o deputado.

Tramitação

Após a leitura em plenário, no dia 9 de novembro, o projeto segue tramitando na Casa, pelas comissões de Justiça, Finanças e Cultura. 

Por João Caetano Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *