Findes lança na quarta-feira (8) a Rota Estratégica da Construção

O evento acontece presencialmente no auditório da sede da Federação | Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Instituto de Desenvolvimento Industrial do Espírito Santo (Ideies) e da Câmara de Construção Civil da Findes, lança na próxima quarta-feira (8), às 16 horas, a Rota Estratégica da Construção. O evento acontece presencialmente no auditório da sede da Federação, em Vitória, e contará com a participação de diversos representantes do setor.

Quem optar por participar presencialmente do lançamento, precisa se inscrever antecipadamente on-line. O evento também será transmitido ao vivo pelo canal do Ideies no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=SAwlKpULKYA&feature=youtu.be).

Participarão da cerimônia, além da presidente da Findes, Cris Samorini, o primeiro vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, a economista-chefe da Findes e gerente-executiva do Ideies, Marília Silva, a gerente de Estudos Econômicos do Ideies, Silvia varejão, e o presidente da Câmara de Construção Civil da Findes, João Luis Moura Santos.

Durante o lançamento da rota acontecerá uma mesa redonda que vai abordar o futuro da construção com o especialista do departamento nacional do Senai, Luis Gustavo Delmont, o presidente do Base 27, Francisco Carvalho, e o diretor-presidente do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), Roberto de Souza.

Rota da Construção

A Construção compreende todas as atividades envolvidas no processo de obras, incluindo planejamento, levantamento topográfico, execução, manutenção e restauração de obras em diferentes segmentos.

Para elaborar a Rota Estratégica da Construção foram realizados diversos encontros, pesquisas e consultas a profissionais do setor privado, do poder público e da academia, além de análises técnicas feitas pelo Ideies, que compilou todo o material produzido originando a publicação.

O projeto reflete a união de esforços de toda a cadeira produtiva com um objetivo único de impulsionar o setor em todo o Estado, trazendo mais desenvolvimento e renda para a população capixaba.

Projeto Indústria 2035

O desenvolvimento da Rota Estratégica da Construção faz parte do Plano de Desenvolvimento Estratégico da Indústria do Espírito Santo 2035. O Indústria 2035 surge como importante projeto para a promoção da competitividade no estado do Espírito Santo, colocando-o em patamar de destaque em âmbito nacional.

Para isso, há a elaboração de uma agenda estratégica de desenvolvimento sustentável da indústria capixaba, considerando o horizonte 2035, à luz de suas potencialidades, visando sua prosperidade, seu crescimento e maior presença nas cadeias produtivas nacionais e globais.

O ano de 2035 marca os 500 anos da Colonização do Solo Espírito-Santense. A primeira fase do Indústria 2035, nominada Setores Portadores de Futuro, identificou os setores, segmentos e áreas mais promissores para o desenvolvimento do Espírito Santo, por meio de um processo de inteligência coletiva, com a incorporação de conhecimentos de macrotendências setoriais e tendências tecnológicas.

A Federação já tem elaboradas quatro rotas estratégicas: Agroalimentar; Biotecnologia; Petróleo e Gás Natural (P&G); e Confecção, Têxtil e Calçados. Agora, se prepara para lançar a quinta rota que é a da Construção.

Por Beatriz Seixas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *