Nelson Leal conhece primeiro centro de computação quântica do Brasil no Senai Cimatec Salvador

Fotos : Ascom/SDE

Em visita ao Campus Integrado de Manufatura e Tecnologias do Senai Cimatec Salvador, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal, conheceu nesta terça-feira, 18, o Latin American Quantum Computing Center (LAQCC), primeiro Centro de Computação Quântica da América Latina, instalado no Senai Cimatec da avenida Orlando Gomes.

Com o objetivo de disseminar a tecnologia quântica no país, o LAQCC visa impulsionar a capacitação de mão de obra e incentivar pesquisas científicas nas mais diversas áreas, a exemplo de química e biologia. Facilitando a formação de pesquisadores, programadores, engenheiros e técnicos como uma das bases para consolidação de um ecossistema de computação quântica nacional e internacional.

“Tive a oportunidade de conhecer a estrutura do Cimatec e fiquei encantado com toda tecnologia dos supercomputadores que temos a disposição do desenvolvimento. É uma estrutura de primeiro mundo a disposição da indústria para experimentos e desenvolvimentos de novas tecnologias. São tecnologias de segurança industrial, automotivas e de saúde que estão inseridas no nosso dia a dia” ressalta Leal

O titular da SDE, Nelson Leal, finaliza reconhecendo a importância da parceria pública e privada para o crescimento da Bahia “o Senai Cimatec é um importantíssimo parceiro da indústria e nos da SDE, representantes do governo do Estado, queremos ampliar nossas parcerias e dessa forma, proporcionar uma industrialização do interior do estado de forma eficiente e sustentável com o melhor que a tecnologia pode nos adequar”

“A SDE, a secretaria que cuida do desenvolvimento econômico literalmente do nosso estado, para que a gente possa ter essa interatividade, ter a oportunidade de discutir novos projetos, atrações de investimento, tendo o conhecimento amplo do Senai Cimatec que está muito mais capacitado, que nenhum estado tem no nível que nós temos hoje. Então a medida que nós trabalhamos juntos, temos parceria, temos cumplicidade e que todos os entes da SDE, Secretário e sua equipe conhece a fundo todas as nossas competência fica muito mais fácil essa interatividade e essa atração de investimentos e suas conquistas”, disse o presidente da Federação das Industrias da Bahia, Ricardo Alban.

O secretário Nelson, ao lado do presidente da FIEB, Ricardo Alban, do Coordenador de Projetos do SENAI CIMATEC (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia), Walter Pinheiro, do superintendente da SDE, Paulo Guimarães, conheceu as estruturas do Lean Manufacturing (Fabrica Modelo 4.0), também visitou o Centro de Competência em Robótica e Automoção e o Centro de Supercomputação, Laboratório de Microeletrônica, ISI de Saúde.

O Senai Cimatec é um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias da robótica autônoma aos sistemas de saúde, computação quântica e inteligência artificial, totalizando 44 áreas de atuação em sua estrutura educacional e pesquisa.

Por Ascom/SDE


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *