Taxa de ocupação de leitos para Covid-19 e Influenza volta a crescer em Linhares

Secretaria municipal de Saúde alerta para a ação preventiva da população com vacina e cuidados de higiene | Foto: Secom/Felipe Reis

O aumento de casos de pessoas com síndrome respiratória e a confirmação de infectados pelos vírus da Covid-19 e Influenza elevam a taxa de ocupação de leitos no Hospital Geral de Linhares (HGL), e Linhares Medical Center (LMC) Hospital, na região norte do Espírito Santo. O índice na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) passa de 55%.

Os números cresceram assustadoramente nos últimos dias. A rede municipal oferece hoje 47 vagas de UTI nos hospitais HGL, UNIMED e Linhares Medical Center. Destas vagas, 26 estão ocupadas. A taxa de ocupação é de 55,3%. No HGL, são 22 vagas, com 17 ocupadas. No LMC, dos 20 leitos, 9 estão ocupados. A UNIMED oferece 5 vagas que estão disponíveis.

Os três hospitais dispõem de 57 vagas na enfermaria. Pelo menos 20 delas estão com pacientes internados por Covid-19 ou Influenza.

A secretaria municipal de Saúde ressalta o crescimento dos indicadores nos últimos dias e está empenhada em assegurar assistência à população. Mas, é importante o comparecimento aos locais de vacinação para imunizar crianças e adultos, e que todos sigam corretamente os prazos para receber o imunizante.

“Os números atuais deixam o município de novo em alerta. Estamos diante agora da nova variante da Covid-19 e também da Influenza, e, por isso, os cuidados devem ser redobrados. Todos devem procurar uma unidade para se vacinar, e, agora, incluindo as crianças”, recomendou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Diante do cenário de crescimento de ocupação de leitos hospitalares e aumento de casos positivos na testagem para síndromes respiratórias, a secretaria municipal de Saúde alerta para a máxima importância de continuidade dos cuidados preventivos: usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social sempre que possível. A preocupação permanente é desacelerar o crescimento dos casos de pessoas que precisam ser internadas. Por isso, é importante que a população colabore.

Vacina

Linhares mantém disponíveis, em todas as salas de vacinação dos bairros e do interior, as doses das vacinas contra o coronavírus e a gripe. Ao se dirigir a uma das unidades de saúde, o cidadão poderá atualizar a caderneta de imunização com a D1, D2 e D3, além da Influenza.

Em qualquer um dos locais, para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF e carteira de vacinação. As salas de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16 horas.

Às segundas, terças e quartas-feiras, as Unidades de Saúde do Planalto, Bebedouro e Interlagos (Caic) funcionam em horário estendido até às 20 horas.

Vacina Infantil contra a Covid-19

As doses pediátricas contra Covid-19 estarão disponíveis em todas as salas de imunização dos bairros e do interior, que funcionam das 7h30min às 16 horas, a partir desta sexta (21).

Por enquanto, serão vacinadas crianças com comorbidades de 5 a 11 anos, e sem comorbidades de 9 a 11 anos completos. As novas convocações da criançada serão de forma escalonada, em ordem decrescente de idade e serão informadas pelos canais oficiais da Prefeitura, dependendo do recebimento de novos lotes de vacina pelo município.

Para receber a vacina, é necessário apenas que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis ou tenha uma autorização por escrito e não há necessidade de prescrição médica.

Vacina Infantil contra a Influenza

Nas Unidades de Saúde, as crianças devem ser vacinadas também contra o vírus da gripe. A vacina contra a Influenza pode ser aplicada em crianças entre os 6 meses e 6 anos incompletos (5 anos e 11 meses).

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *