Travessia da Lagoa Juparanã movimenta a cadeia do turismo em Linhares

Fotos: Secom/Felipe Tozatto

A 35ª edição da Travessia da Lagoa Juparanã realizada neste domingo (6) em Linhares, região norte do Espírito Santo, movimentou a cadeia do turismo e apresentou aos competidores as belezas do complexo lacustre da lagoa, que é a maior do Brasil em volume de água doce. Mais de 230 nadadores de várias cidades do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, entraram na água na disputa da competição.

Na disputa da modalidade travessia completa (4.000m) os grandes destaques foram os atletas Ryann Venturini Peres e Rovana Agrizi da grande Vitória, que venceram as categorias masculino e feminino, respectivamente.

“Sou mais acostumada a nadar no mar e na lagoa nos exige maior força física, pois a água é mais pesada. Desde a largada consegui me sobressair e tive a felicidade de conquistar o primeiro lugar do pódio. Muito mais do que a vitória é sempre muito agradável poder apreciar as belezas da lagoa. Além disso, treinar na Juparanã serve para nos prepararmos para as próximas competições”, comentou Rovana Agrizzi.

Para Ryann Venturini Peres o resultado serviu de superação. “Esta foi a minha quarta participação no evento e desta vez consegui ser campeão. Disputei contra atletas experientes, mas desde o início não deixei de lutar e no final conquistei o meu objetivo. Estou muito feliz com tudo o que eu vivi na Juparanã neste domingo”, disse o atleta.

Já o baiano Paulo Henrique Lisboa Amorim e a capixaba Vitória Vaz foram os campeões da modalidade prova sprint (1.000m). Os cincos primeiros colocados de cada modalidade foram premiados com troféus. Todo atleta que conseguiu completar a prova recebeu uma medalha de participação.

Quem também marcou presença no evento foi o primeiro capixaba a atravessar a nado o Canal da Mancha, que separa o Reino Unido da França, o nadador Marcio Junqueira. A 35ª Travessia da Lagoa Juparanã contou com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

“Conseguimos superar nossas expectativas e o evento foi um sucesso. Vários atletas de outros estados participaram da competição e isso contribuiu muito para impulsionar o turismo em Linhares. Vale reforçar que nosso compromisso é continuar cuidando do meio ambiente por meio do esporte”, destacou um dos organizadores do evento, Lúcio Caliman.

O vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, esteve na lagoa prestigiando os atletas e destacou a importância da competição para o município. “É um tipo de evento que serve para aproximar as pessoas e divulgar as belezas da nossa majestosa Juparanã. Vamos continuar trabalhando para receber competições em todas as lagoas e transformar Linhares na capital dos esportes náuticos do Espírito Santo”, reforçou.

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *