Mucane apresenta solo “Moquear: Sem Receita” na próxima terça-feira (15)

Na próxima terça-feira (15), às 18h30, o Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane), em Vitória, capital do Espírito Santo, recebe o espetáculo “Moquear: Sem Receita”, um solo de Yuriê Perazzini com direção de Ivna Messina.

Narrado em primeira pessoa, o espetáculo traz a artirta Yuriê, utilizando diferentes linguagens de danças urbanas como a capoeira, danças populares e danças afro-brasileiras, para tentar responder a uma pergunta central: com quantos corpos se faz uma moqueca?

“O termo “moquear” se refere a uma técnica de cozimento indígena em que os alimentos são preparados no caldo dos próprios ingredientes. Essa mistura típica do Brasil e muito presente no litoral é utilizada como uma referência simbólica no espetáculo para fazer um resgate sociocultural da formação de nossos povos”, explica Yuriê.

Dentro desse caldeirão ancestral, que fará um paralelo com a receita da moqueca, prato com forte representação da identidade cultural do Espírito Santo, o espetáculo abordará questões como o racismo, a objetificação da mulher, a dualidade entre colonização e descolonização e a fusão de etnias que compõem o povo brasileiro.

Após a apresentação do espetáculo o público poderá participar de uma roda de conversa com a equipe do projeto.

“Moquear: Sem Receita” tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) por meio do Mucane e também do Funcultura estadual.

Por Pedro Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *