Atleta linharense é o primeiro capixaba a se tornar mestre nacional de xadrez

O feito foi alcançado no Torneio Floripa Chess Open 2022 | Fotos: Organização Floripa Chess Open

O enxadrista linharense Thales Bond Dias Ferreira, 23 anos, se tornou o primeiro capixaba a conquistar o título de mestre nacional de xadrez. O feito foi alcançado no Torneio Floripa Chess Open 2022 que é a maior competição da modalidade da história do Brasil, disputado no mês de janeiro em Florianópolis.

A competição reuniu mais de 500 dos melhores jogadores do continente americano e europeu. Das sete partidas disputadas, Thales venceu seis e sofreu apenas uma derrota, o que resultou mais que os 60% dos pontos exigidos para a conquista. Além disso, era necessário ultrapassar os 2.050 do ranking da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), o que ele também conseguiu durante o evento.

“Agradeço o apoio dos patrocinadores e amigos que foi essencial durante o torneio. Tudo isso foi fundamental para eu ter confiança ao enfrentar jogadores renomados no cenário internacional do xadrez”, afirmou.

Além de jogador, Thales também das aulas de xadrez de auto rendimento, organiza eventos e está à frente do Movimento Xadrez Jovem Espírito Santo, responsável por articular a modalidade no estado durante a pandemia.

Atualmente, Thales também é o diretor presidente do Clube Xadrez Linhares (CLX) que promove encontros e incentiva a modalidade no município. O CLX conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

De acordo com Thales, o próximo passo é se tornar mestre internacional de xadrez. “Para isso, será necessário muita dedicação, estudo e tempo envolvido. No ano passado fiquei muito próximo do título, o que me deixa confiante que terei capacidade para alcançar esse feito inédito para Linhares e o Espírito Santo”, disse otimista. 

“Temos excelentes enxadristas em Linhares como o Thales. Essa conquista é de extrema importância para colocar Linhares em destaque no cenário nacional e estadual da modalidade. Vale reforçar que o município está à disposição para apoiar iniciativas que visam incentivar e descobrir novos talentos desse esporte que tanto cresce na cidade”,   reforçou o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fabrício Lopes.

Quem quiser saber mais sobre o xadrez é só entrar em contato por meio do aplicativo Whatsapp – (27) 99607-0779 e pedir para falar com Thales, ou pelo Instagram @bondxadrez.

Por Julimar Rampinelli


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *