Pesquisas da Funed garantem indicação de origem do mel de aroeira do Norte de Minas

Reconhecimento feito pelo Inpi fomenta o desenvolvimento da apicultura local e reconhece a qualidade de produto regional | Foto: SRVO-Funed / Divulgação

Estudos desenvolvidos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) garantiram a tipificação do mel de aroeira do Norte de Minas. O registro de Indicação Geográfica (IG), na categoria Denominação de Origem, foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). 

“Os projetos de pesquisa colaboraram para a definição da identidade desse produto, para o entendimento da biologia da árvore e suas interações com as abelhas que coletam o néctar para elaboração do mel”, explica a pesquisadora da Funed Paula Calaça. 

As pesquisas foram realizadas pelo Serviço de Recursos Vegetais e Opoterápicos (SRVO) da Funed e publicadas em periódicos reconhecidos internacionalmente, como a Apidologie e Plant Biology. Os trabalhos contaram também com apoio de muitos servidores, estudantes, técnicos e apicultores. 

Selo  

O requerimento da denominação de origem foi feito pelo Conselho de Desenvolvimento da Apicultura Norte Mineira (Codeanm). “Essa indicação traz muitos benefícios para o Norte de Minas Gerais, fomenta o desenvolvimento da apicultura local, reconhece a qualidade do mel produzido na região e estimula a preservação das Matas Secas e das abelhas”, reforça a pesquisadora da Funed. 

Mesmo com a conquista do selo de Indicação Geográfica, outros estudos com o mel de aroeira continuam sendo desenvolvidos pela Funed. “O SRVO tem muitos trabalhos que investigam o potencial terapêutico desse mel, que é produzido também em outras regiões do país, e cada uma delas pode pleitear a sua IG. Tipificar esses méis é uma pesquisa ativa do nosso grupo. Os estudos contínuos com o mel de aroeira auxiliam na valorização cada vez maior do produto e possibilitam que ele ganhe mais mercado”, explica a pesquisadora. 

Os estudos foram financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). 

Por Agência Minas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *