Ufes inaugura laboratório com nível máximo de biossegurança do Espírito Santo

O reitor da Ufes, Paulo Vargas, o vice-reitor, Roney Pignaton, e o governador do estado, Renato Casagrande, participaram na manhã desta quinta-feira, 3, da inauguração do primeiro laboratório de nível de biossegurança 3 (Lab NB-3-Ufes) do Espírito Santo. Trata-se de um laboratório que permite realizar pesquisas com microrganismos que representam alto risco no processo de manipulação, por exemplo, o vírus causador da covid-19. O nível 3 para laboratórios representa o maior nível para instituições de ensino, conforme classificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na foto, da esquerda para a direita: o reitor Paulo Vargas; o governador Renato Casagrande; a diretora presidente da Fapes, Cristina Engel; o secretário de Estado Tyago Hoffmann; e o professor Daniel Gomes, preparados para entrar no laboratório | Fotos: Jorge Medina

O Lab NB-3-Ufes fica localizado no Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI), no Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Maruípe, e sua estrutura conta com cabines de segurança biológica, citômetro de fluxo, centrífuga, ultrafreezeres e incubadoras biológicas, entre outros equipamentos.

Além dos projetos sobre o coronavírus, o laboratório será utilizado em pesquisas nas áreas de tuberculose, hanseníase, vírus Ebola e HIV, além de apoiar a realização de atividades de pesquisas vinculadas a oito programas de pós-graduação da Universidade: Doenças Infecciosas, Biotecnologia, Ciências Fisiológicas,  Saúde Coletiva, Educação Física, Química, Engenharia Ambiental e Bioquímica.

O Lab NB-3-Ufes também disponibilizará sua estrutura para outras instituições de ensino superior localizadas no Espírito Santo, como o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e instituições privadas.

Renato Casagrande; o reitor Paulo Vargas; a diretora presidente da Fapes, Cristina Engel; e o professor Daniel Gomes durante a apresentação do laboratório

 

Na cerimônia de inauguração, também estavam presentes o professor do Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e coordenador do projeto da estruturação do laboratório, Daniel Gomes; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Valdemar Lacerda Jr.; o diretor do CCS, Helder Mauad; a diretora presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Cristina Engel; e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, Tyago Hoffmann; além de assessores do reitor e do governador.

Inédito no estado

Segundo o professor Gomes, o laboratório é inédito no estado e o quinto existente no país. “O laboratório vai colocar a Ufes e o Estado do Espírito Santo na vanguarda na área da pesquisa e inovação tecnológica. Ele vai fornecer toda a possibilidade de averiguação de organismos de alto risco biológico. Representa uma realização de grande valor científico para a nossa Universidade, para o nosso estado e para todos os pesquisadores, professores e alunos que demandam para uma estrutura de alto nível tecnológico”, ressaltou.

Para Engel, o laboratório representa um orgulho para todos os capixabas. “Além de trazer novos conhecimentos, o laboratório vai aperfeiçoar profissionais e formar recursos humanos capacitados para os diversos mercados de trabalho em várias áreas do conhecimento”. A diretora ressaltou ainda que o laboratório também será um espaço multi-institucional, possibilitando a outras instituições desenvolverem suas pesquisas no local.

Já Hoffmann destacou que o Lab NB-3-Ufes foi um investimento importante para o desenvolvimento de pesquisas no cenário capixaba e que vai trazer maior independência para o estado, tanto na área acadêmica quanto em relação às pesquisas práticas, que são realizadas na detecção de determinados microrganismos. “Essa parceria entre a Ufes e o governo estadual gerou um fruto importante, que é o laboratório de biossegurança que estamos inaugurando hoje. Ele, ao mesmo tempo em que vai permitir o desenvolvimento de pesquisas científicas e de inovação, possibilitará um aperfeiçoamento na formação dos nossos profissionais”, concluiu o secretário.

Avanço em pesquisas

O reitor Paulo Vargas reforçou a importância do laboratório para o desenvolvimento científico e para a formação de profissionais qualificados, além de ressaltar a conquista que ele representa para a comunidade acadêmica. “O Lab NB-3-Ufes representa uma conquista importante para a nossa Universidade e também para o nosso estado, na medida que ele vai viabilizar importantes pesquisas na área de doenças infecciosas que acometem a nossa população. Um laboratório multiusuário que vai abrir a possibilidade para que outros grupos de pesquisa realizem suas pesquisas e usufruam de sua infraestrutura e equipamentos. Sem dúvida nenhuma, representa um grande avanço, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica em nossa instituição, além de possibilitar mais facilidade e autonomia para que os nossos pesquisadores desenvolvam suas investigações”, destacou.

No encerramento da cerimônia, o governador Renato Casagrande reforçou a importância das parcerias existentes entre o estado e a Ufes. Ele destacou ainda a importância do novo laboratório de biossegurança: “Este laboratório coloca o Estado do Espírito Santo no topo na área científica e tecnológica no país. Demos mais um passo importante na área acadêmica e na pesquisa. O laboratório vai permitir que façamos pesquisas de alto nível com microrganismo, evitando o risco de infectar e disseminar doenças em nossa população”.

Recursos

Além da Ufes, o Lab NB-3 contou com recursos da Fapes; da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); e de emenda parlamentar da senadora Rose de Freitas.

Por Jorge Medina


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *