Parceria promove curso técnico em Agroecologia para assentados de reforma agrária no ES

Foram ofertadas 40 vagas para quem concluiu o Ensino Médio, e a aula inaugural acontece nesta segunda-feira (7)

Linhares | Foto: Nitro Imagens

A aula inaugural do curso técnico em Agroecologia no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – campus Santa Teresa será realizada nesta segunda-feira (7). A iniciativa do curso foi viabilizada pela assinatura de uma parceria do programa de Educação para Revitalização do Rio Doce da Fundação Renova com o Centro de Formação Maria Olinda (Ceforma), de São Mateus (ES), e o Ifes Campus Santa Teresa.

O processo seletivo especial para vagas no curso técnico em Agroecologia subsequente ao Ensino Médio ofertou 40 vagas para pessoas que tenham concluído o Ensino Médio. O projeto pedagógico do curso foi elaborado por uma comissão de servidores efetivos do Ifes Campus Santa Teresa e revisado por uma comissão mista constituída também por representantes do Ceforma.

Após as etapas de inscrição e análise de documentação para a efetivação das matrículas, atingidos que vivem nos assentamentos de reforma agrária atendidos pela Fundação Renova, juntamente com o Ceforma, vão ocupar as 40 vagas ofertadas.

“Esse curso técnico é uma oportunidade muito rica de profissionalização. O Ifes é uma instituição de referência no Espírito Santo e essa parceria tem o propósito de formar uma inteligência técnica na temática da sustentabilidade. Sem dúvida, será uma formação de muita qualidade para contribuir fortemente para o desenvolvimento profissional desses alunos”, diz Eduardo Malini, analista de Educação, Cultura e Turismo da Fundação Renova.

O curso técnico em Agroecologia visa formar profissionais que atuam em sistemas de produção agropecuária e extrativista fundamentados em princípios agroecológicos e técnicas de sistemas orgânicos de produção. O curso tem previsão de duração de 18 meses.

Dentre as disciplinas ofertadas no curso estão: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável; Biologia Vegetal; Fundamentos da Ciência do Solo; Noções de Informática; Sementes e Propagação de Plantas; Sistemas Agroecológicos de Produção Animal; Sistemas Agroecológicos de Produção Vegetal; Tecnologia e Processamento de Alimentos; Topografia e Irrigação; Manejo e Conservação Agroecológica do Solo e da Água; Máquinas e Mecanização Agrícola e Sistemas Agroflorestais.

Outras parcerias 

Dentre as parcerias da Fundação Renova com as cooperativas e os centros de formação nos assentamentos, já existem duas ações ligadas à Agroecologia: os cursos de Formação de Formadores em Agroecologia (para formar agricultores e agricultoras agroecológicos que possam trabalhar em suas áreas e contribuir na estruturação de assentamentos agroecológicos, capacitando formadores e mobilizadores sociais por meio da formação de professoras e professores das escolas dos assentamentos) e os cursos de Formação de Base (para formar e organizar para o modelo agroecológico de produção as famílias dos assentamentos, tendo a Agroecologia Camponesa como perspectiva e fundamento. No Espírito Santo, esses cursos foram ministrados pelo Ceforma. 

Até o momento, dois cursos de Formação de Formadores já foram realizados, com participação de 95 alunos. Já os cursos de Formação de Base seguem acontecendo normalmente sob demanda dos assentados.

Por Brunela Alves


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *