Dia mundial do rim: hábitos saudáveis previnem e ajudam no tratamento

Foto: Divulgação Semus

Nesta quinta (10), comemora-se o Dia Mundial do Rim, data criada para alertar e conscientizar a população sobre a saúde dos rins. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 10% da população mundial possui algum problema no funcionamento dos rins, órgão do corpo humano responsável por filtrar as impurezas do sangue, liberar hormônios que irão regular a pressão arterial e a produção de células vermelhas no sangue, além de ativar a vitamina D, que mantém a estrutura dos ossos.

Nos estágios iniciais, a doença renal crônica é silenciosa, assintomática ou com poucos e inespecíficos sintomas. Por isso exames de rotina, como de sangue e de urina, são fundamentais para monitorar a saúde dos rins.

As formas de prevenção e cuidados para doenças e disfunções renais envolvem a adoção de hábitos saudáveis, como consumo regular de água, prática de exercícios físicos, controle do nível de açúcar no sangue, da pressão arterial, do peso e do colesterol. Também são considerados fatores de risco o tabagismo, o uso de anti-inflamatórios e excesso de sal na alimentação.

Capacitação

Na rede de saúde de Vitória a prevenção e detecção da doença se dá na Atenção Primária. A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) promoveu, em parceria com o Ambulatório de Nefrologia do Hospital das Clínicas em Vitória (Hucam), uma capacitação para prevenção da doença renal crônica na Atenção Primária, realizada na Escola Técnica de Saúde e Formação Profissional de Saúde de Vitória (ETSUS).

O curso, voltado para os médicos da rede municipal, abordou o manejo clínico, estratégias de prevenção e detecção precoce da doença, bem como estratégias para retardar sua progressão e casos que pedem atendimentos de alta complexidade.

Por Giovana Rebuli Santos


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *