Exposição fotográfica “Retratos da Terra” chega a Itaúnas com produções de jovens locais e fotógrafos convidados

Curada pela artista Karina Bacci, a mostra começa no dia 16 de março, na sede do Parque Estadual de Itaúnas, retratando a visão de 15 jovens da cidade sobre a produção de alimentos e seu território

Fotografia de Jean Carlos Silva do Nascimento, integrante do projeto “Retratos da Terra”

Gratuita, a exposição “Retratos da Terra” chega a Itaúnas no dia 16 de março. Em cartaz na sede do Parque Estadual de Itaúnas até o dia 15 de abril, a mostra apresenta o ponto de vista de 15 jovens moradores sobre sua comunidade e o universo dos alimentos, explorando os detalhes, texturas, locais de cultivo e o processo de produção de iguarias. Derivada de um projeto homônimo, a exibição é uma realização da Elo 3, com patrocínio do Rabobank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Suzano.

Ao participar de uma série de oficinas presencial e online durante o mês de outubro de 2021, os jovens receberam aprendizados técnico e prático sobre fotografia, onde puderam exercitar o registro de suas relações com os alimentos e seu território. A atividade foi ministrada por Karina Bacci, curadora da exposição, fotógrafa e professora do Museu de Arte Moderna de São Paulo, em parceria com Kika Gouvêa e Frederico Pereira, fotógrafos de Itaúnas convidados para integrar o projeto.

“A juventude, sobretudo, usa a fotografia continuamente como um novo meio de comunicação social e como um ritual de comportamento. Mas, nesse excesso de imagens e informações, será que somos capazes de refletir profundamente sobre os diferentes aspectos expressivos e interpretativos que a fotografia pode oferecer? Esse projeto nos permitiu um momento para questionamentos e estudos de variados métodos nessa linguagem visual. Tendo essas perspectivas em mente, os participantes saíram com câmeras à mão para observar com atenção seu entorno e aprimorar conhecimentos”, pondera Karina Bacci.

Foto: Nicolas Mayllon Souza do Rozario

Promovendo a formação técnica dos jovens, o projeto tem como objetivo potencializar a geração de renda dos participantes e tornar a arte da fotografia seu ofício principal. “O ‘Retratos da Terra’ visa estimular os jovens a serem cidadãos protagonistas em seus territórios, a partir do estudo da fotografia, do reconhecimento e do registro de sua comunidade. Na vivência que tivemos em Itaúnas, vimos que o trabalho realizado a partir da observação do processo de produção de alimentos e da ressignificação do olhar para seu próprio território é uma oportunidade para estes jovens resgatarem suas histórias, além de ser uma forma de apurar ainda mais seus olhares”, conta Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3.
Para Douglas Peixoto Pereira, responsável pela coordenação de Desenvolvimento Social da Suzano, o projeto ‘Retratos da Terra’ causará um efeito muito positivo para a comunidade de Conceição da Barra. “Com ele, Suzano e Rabobank conseguiram suprir uma lacuna fundamental: a do fortalecimento do vínculo dessas populações com seu próprio território. Sem dúvidas, o efeito positivo deste projeto será observado por muito tempo na região, principalmente junto às novas gerações mobilizadas direta ou indiretamente pela iniciativa.”

“Como um banco de origens cooperativas, acreditamos na parceria com nossos clientes para apoiar as comunidades onde atuamos. Com a capacitação e exposição do projeto, os participantes têm a oportunidade de refletir sobre a cadeia de alimentos e a preservação ambiental”, afirma Mario Ferreira, Gerente de Relacionamento de Corporate Clients no Rabobank Brasil.

Após a finalização da mostra, ainda serão doadas câmeras fotográficas para a SAPI, Sociedade Amigos por Itaúnas, além da realização de um sorteio de equipamentos entre os jovens integrantes de “Retratos da Terra”.

Além de Itaúnas, a exposição também acontece em Indaiatuba (SP), Nova Lima (MG), Barreiras (BA) e Palmas (TO), estimulando o olhar fotográfico e artístico de jovens do país.

Por Flávio Borgneth | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *