No Dia Mundial do Consumidor, Procon de Linhares promove ação educativa

Também foi divulgado ranking de empresas mais reclamadas em 2021

Durante a ação, os fiscais também realizaram uma visita nos estabelecimentos comerciais | Fotos: Kevyn Fracalossi

No Dia Mundial do Consumidor celebrado nesta terça-feira, dia 15 de março, os fiscais do Procon de Linhares, região norte do Espírito Santo, órgão vinculado à secretaria municipal de Segurança Pública e Defesa Social, percorreram as ruas do Centro da cidade para realizar um trabalho de conscientização com os consumidores, a fim de assegurar os direitos dos mesmos.

Na oportunidade, os consumidores receberam materiais informativos para esclarecer dúvidas sobre a compra de produtos, contratação de serviços, Código de Defesa do Consumidor, entre outras questões ligadas ao consumo.

Durante a ação, os fiscais também realizaram uma visita nos estabelecimentos comerciais do Centro para orientar os comerciantes quanto ao cumprimento de normas referentes às suas atividades. “Não lavramos nenhuma infração, uma vez que o intuito da visita nesse momento foi somente conscientizar”, pontuou o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza.

Além dessas ações, o Procon aproveitou a data para divulgar o ranking das empresas com mais reclamações entre o período de 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021, por meio do Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas.

De acordo com o órgão, nesse período foram realizados 4.627 atendimentos aos consumidores no Município.  Desse total, 161 reclamações foram registradas. Conforme o documento, Assuntos Financeiros continuam liderando o ranking de reclamações, responsável por 54% das demandas.

“infelizmente, apesar das orientações e da ampla atuação informativa e repressiva do órgão, ainda nos deparamos com diversos casos de problemas financeiros relativos a golpes, contestação a contratos e a cobrança de serviços. Vale reforçar que buscar informações, pesquisar e conhecer o fornecedor ou o serviço contratado são essenciais para evitar incidentes na relação consumerista”, orientou o diretor.

Além das empresas de serviços financeiros, instituições bancárias, empresas de telecomunicações, administradoras de consórcios, grandes lojas de comércio a varejo e de departamento também aparecem na lista do Cadastro Municipal de Reclamações Fundamentadas relativo ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021.

Do total de 4.627 atendimentos realizados no ano passado, 2.380 eram referentes a assuntos financeiros e 672 eram voltados a serviços essenciais (abastecimento de água, distribuição de energia, etc.). Já em 2020, o órgão realizou 4.015 atendimentos aos consumidores.

Por Julimar Rampinelli


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