Franco Fiorot lança V Concurso de Qualidade do Café Conilon em Linhares

O primeiro lugar receberá o prêmio de 5.000,00 | Fotos: Felipe Reis

O V Concurso de Qualidade do Café Conilon de Linhares, região norte do Espírito Santo, foi lançado oficialmente neste sábado, dia 26, durante o III Encontro da Pré-colheita do Café Conilon, ocorrido em Baixo Quartel, no Sítio Peruchi’s. Os produtores interessados em participar devem inscrever suas amostras até o dia 30 de setembro, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, localizada à Av. Augusto Calmon, 1675, no Centro, das 8 às 16 horas.

O primeiro lugar receberá o prêmio de 5.000,00, o segundo R$ 3.000,00 e o terceiro R$ 1.500,00. Os produtores das 10 amostras selecionadas receberão certificados e terão direito a participação na Semana Internacional do Café (SIC) que acontece em Belo Horizonte, com custeio do transporte e hospedagem.

Para participar do concurso, cada produtor poderá inscrever no máximo três amostras de café da espécie “Coffea Canephora”, entretanto, somente uma, com a maior pontuação, será computada no resultado final. Os vencedores serão revelados em outubro.

As amostras beneficiadas de 2 kg recebidas serão registradas, codificadas pela equipe da Secretaria de Agricultura no ato da Inscrição. Elas serão classificadas quanto ao tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e à qualidade da bebida, de acordo com o protocolo CQI/UCDA. A Comissão de Degustadores será integrada por no mínimo três especialistas R-Grader, seguindo as mesmas regras estabelecidas para emissão de laudos de qualidade pelo CQI.

O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, comentou sobre a importância do concurso que, agregado a outras ações, vem trazer melhorias à qualidade do grão. “O concurso é uma ferramenta a mais dentro do Programa Linhares Coffee que leva informação e conhecimento ao produtor, por meio de treinamentos, palestras e dias de campo para elevar a qualidade do café e, consequentemente, a renda do produtor”, informou o secretário.

O vice-prefeito, Bruno Marianelli, esteve presente no evento e comentou sobre a importância do café para a economia do município. “O café continua fazendo história e destacando Linhares em âmbito nacional. A força do setor cafeeiro é notável, e tem atraindo empreendimentos importantes para nossa cidade como a Café Cacique, que está em pleno funcionamento com sua produção de café solúvel, e o parque fabril da Olam Internacional que já está em construção. Os programas e ações que a Secretaria de Agricultura vem desenvolvendo, visam incentivar os produtores a inovar e conquistar novos mercados, agregando valor à sua produção, aumentando a renda nas propriedades”, comentou o vice-prefeito.

O concurso é uma realização da Prefeitura Municipal de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura e Abastecimento, e recebe apoio institucional do Incaper.

Encontro da pré-colheita

O encontro contou com uma manhã de muita informação sobre preparação dos grãos, tecnologia e produção sustentável. Dentre os assuntos ministrados estavam: “Agricultura Digital: Produção sustentável no café”; “Tecnologia fertilizantes Heringer para nutrição de plantas”; “Inovações”; “Degustação de cafés para difusão da qualidade da xícara”; e um “Bate papo de café”.

O presidente da Associação de Produtores e Moradores de Baixo Quartel (Aprombaq), o produtor Douglas Peruchi, comentou sobre a importância do dia de campo. “Esses encontros são importantes para levar informação de ponta ao produtor, de forma que venha ter uma transformação para evolução da agricultura”, disse o produtor.

O produtor rural, Paulo Antônio Câmara, de Rio Quartel, participou do dia de campo e falou sobre a contribuição desses encontros neste período de colheita. “Nossas expectativas é uma das melhores para a safra deste ano, e essas iniciativas que a Prefeitura vem realizando para o agronegócio é de suma importância para colocarmos produtos com qualidade na mesa do consumidor”, destacou o produtor.

O evento foi uma realização do Programa Linhares Coffee, da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares, da Prefeitura de Linhares, e Associação de Produtores e Moradores de Baixo Quartel (Aprombaq), com patrocínio da Atilla Torradores, Syngenta, Sicoob, Faes/Senar/Sindicatos, Sebrae, Kubit Café, e apoio do Sindicato Rural de Linhares (SRL), Incaper e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Linhares e Sooretama.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *