FIP Shelf 119 Multiestratégia vence leilão da Codesa

Leilão foi realizado na Bolsa de Valores de São Paulo | foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil

O consórcio FIP Shelf 119 Multiestratégia foi o vencedor do leilão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), com uma outorga de R$ 106 milhões. Pelos próximos 35 anos, o investimento da FIP Shelf será de pelo menos R$ 850 milhões, sendo R$ 335 milhões na ampliação dos portos de Vitória e de Barra do Riacho. O leilão foi realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, e foi disputado em vários lances com mais um grupo.

No primeiro momento, o vencedor deverá aportar R$ 55 milhões na recuperação estrutural de todo o complexo portuário, R$ 34 milhões na recuperação dos berços dos terminais Peiú e de São Torquato e mais de R$ 270 milhões na modernização do canal de acesso. Também estão previstos R$ 10 milhões como contrapartida na reforma de armazéns e em melhorias urbanas no acesso ao porto.

O secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, durante cerimônia para assinatura de portarias que vão alterar as áreas de poligonais de 16 portos organizados do Brasil.
Secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni | Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

“Esse contrato pioneiro tem o potencial de mudar todo o cenário do nosso setor portuário”, afirmou o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni.

A aplicação dos recursos deverá dobrar a movimentação de cargas do Porto de Vitória de 7 milhões de toneladas para 14 milhões de toneladas por ano. Para Barra do Riacho, há a possibilidade de exploração de novas áreas, uma vez que 522 mil metros quadrados, de um total de 860 mil metros quadrados, são greenfield – ou seja, para projetos que começam do zero – e poderão ser destinadas a novas atividades na zona portuária.

“A bem-sucedida desestatização da Codesa nos mostra que o futuro da infraestrutura de transportes está cada vez mais próxima da gente. Com os investimentos previstos, será possível dotar os portos de Vitória e de Barra do Riacho das melhores práticas e tecnologias existente no mundo hoje. Na prática, é desenvolvimento, empregos e aprimoramento de toda a cadeia logística brasileira”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

A desestatização da Codesa também prevê a vedação de demissões do atual quadro de funcionários sem justa causa por 12 meses e apresentação de um Programa de Incentivo ao Desligamento Voluntário (PIDV) a ser custeado por até 10% das ações vendidas pela União (cerca de R$ 32,6 milhões).

 Por Flávia Albuquerque | Agência Brasil 


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