Assistência Social de Vitória é referência para municípios do Espírito Santo

Apresentação do serviço especializado de atendimento domiciliar ao idoso e pessoas com deficiência (Sead) ao Cogemases | Foto: Divulgação

Hoje (05) foi um dia especial para a Assistência Social do Espírito Santo. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) da Prefeitura de Vitória foi convidada pelo Colegiado de Gestores da Assistência Social do Estado (Cogemases) a apresentar o serviço especializado de atendimento domiciliar ao idoso e pessoas com deficiência (Sead) na reunião realizada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

A apresentação, feita pela secretária da Semas, Cintya Schulz e pela Gerente de proteção social de média complexidade (GMC), Fabíola Calazans, teve a participação de, aproximadamente, 90 pessoas que representaram mais de 50 municípios do estado.

“Apresentar o Sead na reunião do Cogemases para os secretários e demais técnicos da Assistência Social, é falar de um serviço executado por quase dez anos. Poder compartilhar a experiência e indicadores deste serviço no município de Vitória, é reafirmar para nós enquanto política pública e Semas que fazemos a diferença na vida de 370 famílias acompanhadas. A Semas Vitória coloca-se à disposição dos demais municípios para compartilhar sua experiência”, disse Cintya.

O objetivo da realização do evento é compartilhar a experiência exitosa da Semas para que outros municípios também o executem. O Sead foi implementado por Vitória há 10 anos, sendo um dos pioneiros da prática no Brasil.

A gerente da GMC, Fabíola Calazans, explicou que o reconhecimento da Semas pela implementação do serviço é muito importante por já terem a expertise de execução do projeto. “Nós sabemos o impacto que o serviço tem para os idosos e pessoas com deficiência que possuem dificuldade de locomoção. Como vamos até os domicílios, é possível facilitar o acesso dessas pessoas para as demais políticas públicas, fortalecer os vínculos familiares e prevenir a institucionalização dessas pessoas”, relata ela.

Apresentação do Sead no Cogemases

O presidente do Cogemases, Valter Herpis, ressaltou a importância do serviço para os munícipes e explicou que a realização dessa apresentação aconteceu por enxergar a necessidade da implantação em todas as cidades do estado. “Se implantado em todos os municípios, o serviço ajudaria o desenvolvimento e atendimento da população mais vulnerável”, relatou ele.

Segundo Herpis, muitas equipes das secretarias de Assistência Social dos municípios demonstraram interesse em implementar o serviço. “Hoje foi um dia muito importante para a assistência social e o município de Vitória juntamente com sua secretária, Cintya Schulz, pode contribuir para o aprimoramento do colegiado e da assistência social dos municípios do estado do Espírito Santo”, destacou.

Por Fernanda Sant’Anna


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *