Programa de saúde bucal do HGL conquista primeiro lugar em concurso do SUS

O Programa vai representar o ES em etapa nacional

A Saúde Bucal em Linhares conta com um serviço de odontologia hospitalar e de urgência e emergência 24 horas todos os dias do ano | Fotos: Secom/Felipe Reis

Os bons serviços prestados à população pela Estratégia Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde em Linhares, região norte do Espírito Santo, foram reconhecidos durante a V Mostra “Espírito Santo, aqui tem SUS”, etapa estadual obrigatória da Mostra Brasil do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foi durante o VI congresso de secretários municipais de saúde do Espírito Santo (COSEMS-ES), que aconteceu nos dias 7 e 8 de abril, em Domingos Martins. A experiência de Linhares ganhou o primeiro lugar.

A etapa nacional do “Mostra Brasil, aqui tem SUS” está na 17ª edição. Já a fase estadual chegou à quinta mostra este ano. Nos eventos, são retratadas experiências exitosas das secretarias municipais de saúde de todas as regiões do país.

Na etapa capixaba, 51 experiências das diversas áreas de saúde atuantes no Espírito Santo foram apresentadas. Cinco delas foram selecionadas como bem-sucedidas. A experiência de Linhares vitoriosa foi “Odontologia no Hospital Geral de Linhares (HGL): Uma estratégia para a integralidade em saúde bucal”. A apresentação mostra o relato, a metodologia e os resultados desenvolvidos pelo serviço de odontologia no HGL, em Linhares.

Segundo o diretor da Estratégia Saúde Bucal, Itamar Francisco Teixeira, o serviço de odontologia do HGL, onde foi desenvolvida a experiência que obteve a primeira colocação de forma pioneira no Espírito Santo, iniciou suas atividades em 2006. “De lá para cá, buscamos sempre o aprimoramento para oferecer um serviço com mais qualidade à população, com novas tecnologias, saberes e operações em saúde bucal para Linhares e região”, relatou o diretor.

O secretário municipal de Saúde de Linhares, Saulo Meirelles, classificou o evento como importante pela troca de conhecimento entre os diversos setores das secretarias de saúde e destacou o reconhecimento dado à saúde em Linhares. “Estamos honrados com a experiência vitoriosa da nossa equipe de saúde bucal. É um serviço diferenciado desempenhado pelos nossos profissionais”, avaliou.

A Saúde Bucal em Linhares conta com um serviço de odontologia hospitalar e de urgência e emergência 24 horas todos os dias do ano. Além disso, oferece apoio em serviços de média e alta complexidade como suporte às unidades de saúde de todo o município.

Experiência de Linhares vai representar o Espírito Santo na etapa Brasil

O trabalho premiado da equipe de Linhares vai representar o Espírito Santo na 17ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, edição 2022. A etapa nacional do concurso vai acontecer durante o XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde no período de 12 a 15 de julho em Campo Grande (MS), para onde serão levados os trabalhos selecionados pelo COSEMS-ES e pelas Secretarias de Saúde. 

O objetivo principal é propiciar o intercâmbio de experiências municipais e distritais bem-sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS). A mostra busca ainda estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios e do Distrito Federal que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde, além de dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão municipal e trocas de experiências e reflexões sobre a organização de serviços de saúde.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *