Artista plástico inaugura projeto ‘Permitir o Afeto’ em João Neiva

O novo trabalho de Rick Rodrigues levará extensa programação de artes visuais a partir de terça-feira (26) ao município | Foto: Divulgação

Depois de meses criando obras e elaborando conceitos para seu novo projeto, Rick Rodrigues transforma a cidade de João Neiva, região norte do Espírito Santo, num museu a céu aberto. Em sua nova exposição, “Permitir o Afeto”, que estreia na próxima terça-feira (26), o artista pretende criar um movimento na cidade e ativar diversos espaços ao mesmo tempo, todos conectados por suas linhas da costura.

Utilizando diversos suportes, Rodrigues apresenta desde reproduções fotográficas de suas obras em dispositivos de outdoors até séries originais que têm como temas a própria cidade de João Neiva e as memórias afetivas do autor. Também integram o projeto instalações bordadas em grandes placas de acrílico, trabalhos que resultaram de oficinas que ele aplicou em escolas e projetos sociais do município e uma obra interativa, na qual os espectadores poderão criar seus próprios bordados.

Fruto de uma pesquisa poética, na qual a linguagem do bordado é o fio condutor, “Permitir o afeto” foi selecionado no Edital 20/2020 – Seleção de Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), no eixo temático Projetos de formação, pesquisa, intercâmbio, registro e memória.

“Permitir o afeto” se materializa, por meio de intervenções urbanas com outdoors, obras criadas para pontos de ônibus, obras interativas na Praça Nossa Senhora do Líbano (Praça da Igreja Matriz), exposição em espaços independentes (Sede do Coletivo Abá Tyba e Confabulando) e uma mostra no Centro Cultural e Museu Ferroviário “Professor Eliezer Pereira Ramos”. Ao levar os resultados de sua pesquisa e da execução do projeto a diversos pontos da cidade, Rick Rodrigues torna público não apenas suas obras, mas também reflexões geradas a partir delas, evocando memória, afetos e sonhos.

Além dos produtos artísticos expositivos, há um programa de atividades educativas que incluem rodas de conversa com o artista, oficinas de desenho e bordado experimental, e encontros de formação em arte contemporânea para educadores da Rede Municipal, parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação de João Neiva (SEMED).

Para o artista, o bordado é uma das linguagens mais afetuosas. “É pela costura com pontos variados e suportes que vão desde tecidos a papelões que me comunico. Acredito que não exista alguém que não tenha uma história ou lembrança com essa técnica. Pode remeter a um paninho familiar guardado na gaveta ou na memória afetiva, a uma cena de alguém bordando em casa ou na vizinhança, ou o que estamos vestindo agora”, afirma. 

Também é possível conferir a exposição no site do artista (www.rickrodrigues.com). Em sua galeria virtual, Rick Rodrigues compartilha obras com detalhes e descrição de aspectos formais e poéticos, catálogo virtual, textos, material educativo e vídeos. A experiência digital também contempla podcasts com entrevistas e com textos lidos por convidados, depoimentos e fichas técnicas detalhadas. Para que o visitante se sinta ainda mais imerso no projeto, é possível ouvir a playlist do artista, com músicas e poesias que fazem parte de seu processo criativo.

Por Aline Dias, Danilo Ferraz e Erika Piskac


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *