Marechal: centro cultural pode virar patrimônio

Prédio localizado no distrito de Araguaia abriga hoje museu sobre a imigração italiana e alemã da região

Iniciativa é do deputado Dr. Emílio Mameri | Foto: Governo ES

Localizado no distrito de Araguaia, no município de Marechal Floriano, o Centro Cultural e Comunitário Ezequiel Ronchi foi o primeiro prédio do governo do Estado destinado ao ensino público. Com o objetivo de tornar o prédio um patrimônio cultural do Espírito Santo, o deputado Dr. Emílio Mameri (PSDB) apresentou ao Legislativo estadual o Projeto de Lei (PL) 140/2022.

“Fundado em 1995, o lugar é um museu sobre a imigração italiana e alemã da região. Conta com mais de 500 peças, entre ferramentas, livros, documentos, fotos, mobiliários e vestuários que mostram a saga de uma família italiana que atravessou o oceano para se radicar nas montanhas capixabas”, explica Mameri na justificativa do projeto.

Ezequiel Ronchi

O centro cultural é administrado pelos descendentes de Ezequiel Ronchi e recebeu esse nome em homenagem à família que doou o terreno para a construção do prédio. O homenageado foi procurador de Justiça do Estado e atuou nas comarcas de Ecoporanga, Barra de São Francisco, Mantenópolis, Itapemirim, Linhares, Guarapari, Baixo Guandu, Vila Velha, Cariacica e Vitória.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), são elevados à categoria de patrimônio cultural os “bens culturais que dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas”.

Tramitação

A matéria foi lida na sessão ordinária do último dia 28 de março e passará pela análise das comissões de Justiça, Cultura e Finanças.

Por João Caetano Vargas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *