Plataforma reúne dados econômicos e sociais sobre a caatinga

Sistema está hospedado no portal da Embrapa e foi financiado com recursos Fundeci, do BNB | © Gabriel Carvalho/Setur-BA

A situação agrária, a produção agropecuária, a infraestrutura para produção e processamento, além das condições socioeconômicas em 1.130 municípios localizados em região da Caatinga passam a ser centralizadas e disponibilizadas no Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (Site) do bioma Caatinga. A plataforma, lançada na semana do Dia Nacional da Caatinga (celebrado em 28 de abril), é fruto de convênio entre a Embrapa Territorial (SP), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Banco do Nordeste. O Site contém, ainda, mapas e gráficos com dados sobre as características naturais da região.

A plataforma recebeu apoio do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), do Banco do Nordeste. Um dos objetivos do sistema é fornecer subsídios para o AgroNordeste, programa do Mapa com apoio do BNB para impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região. Foi lançado em outubro de 2019 e conta com 301 municípios dos nove estados do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, divididos em 16 territórios.

“A ferramenta se mostra necessária e promissora. As informações georreferenciadas e analíticas organizadas pelo Site Caatinga são essenciais e estratégicas para o planejamento de políticas públicas, bem como para subsidiar as discussões sobre o desenvolvimento das atividades agropecuárias no bioma Caatinga, possibilitando inclusive um melhor direcionamento das ações das diversas empresas e instituições que atuam na região”, afirma o gerente do Ambiente de Programas Especiais e de Fundos de Pesquisa do BNB, José Rubens Dutra Mota. O acesso às informações é gratuito.

O Site do bioma Caatinga está hospedado no portal da Embrapa e apresenta cinco quadros de informações: natural, agrário, agrícola, infraestrutura e socioeconômico. O analista da Embrapa Territorial André Rodrigo Farias conta que, em todos esses quadros, o interessado consegue interagir com os painéis e selecionar regiões, períodos e outras variáveis, para gerar mapas e gráficos customizados. “O usuário constrói suas próprias leituras a partir da visualização dos seus temas de interesse”, resume. 

Por Ascom/BNB


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *