Ministro do STF profere conferência sobre Liberdade de Expressão e Democracia

A fala do ministro deve contemplar o conteúdo da obra à luz dos desafios do Brasil contemporâneo no que se refere a liberdade de expressão | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, palestra, no dia 2 de maio, às 9h30, sobre “Liberdade de Expressão e Democracia”. O evento, organizado pela Escola de Direito de São Paulo (FGV Direito SP) e pela FGV Editora, marca o lançamento da segunda edição da tradução do livro “A ironia da Liberdade de Expressão”, de Owen Fiss, e será realizado no auditório da FGV Direito SP (Rua Rocha, 233 – 2º subsolo – Bela Vista, SP).

A fala do ministro deve contemplar o conteúdo da obra à luz dos desafios do Brasil contemporâneo no que se refere a liberdade de expressão. Na sequência será realizado um debate com os tradutores da obra, professores Caio Mario da Silva Pereira Neto (FGV Direito SP) e Gustavo Binenbojm (UERJ). Também participam das discussões o diretor da FGV Direito SP, professor Oscar Vilhena Vieira, e os coordenadores da Plataforma de Liberdade de Expressão e Democracia da Escola (PLED), Ronaldo Porto Macedo Jr. e Clarissa Piterman Gross.

Owen Fiss nasceu em 1938 e é professor da Yale Law School, onde leciona, entre outras, nas áreas de teoria do direito e direito constitucional. Fiss é um dos fundadores dos programas em América Latina e Oriente Médio de Yale. Recentemente, ele recebeu o 2020 Henry M. Phillips Prize in Jurisprudence concedido pela American Philosophical Society, tendo se tornado o 26º recipiente do prêmio desde a sua criação, em 1888. Ele participará do encontro por meio de um vídeo.

A Ironia da liberdade de expressão, lançado originalmente em 1996, tece algumas análises sobre a relação do Estado com a liberdade de expressão, o papel da imprensa e das artes e um cenário futuro. Para saber mais sobre o livro, acesse aqui.

A participação no evento é aberta ao público. Será exigida a apresentação de comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 no local. Para se inscrever no evento, acesse o link. 

Da Redação | Com informações da FGV


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *