Terreiros suspensos criam novas perspectivas de verticalização da produção de café em Linhares

Lotes de café precoce com maturação adequada, colhidos nesta safra de 2022, já estão sendo manejados na estrutura de secagem para obtenção de cafés com qualidade superior, nas chamadas “Unidades de Referência em Qualidade de Café Conilon”. O secretário de Agricultura de Linhares, região norte do Espírito Santo, Franco Fiorot, esteve no distrito de São Rafael acompanhando uma das visitas técnicas do Programa Linhares Coffee, que contempla a instalação dos terreiros suspensos.

O secretário pontuou que um dos desafios da gestão pública é proporcionar novas oportunidades para desenvolver as comunidades rurais.

Os terreiros suspensos para secagem de café foram instalados nas propriedades pelo município de Linhares | Foto: Secom/PML/ES

“Estamos trabalhando a ideia de agregar valor pela verticalização. Comercializar o café torrado e moído direto ao consumidor, ao turista, esse é o nosso planejamento, além de fomentar a elevação da qualidade do grão. Tem sido muito positivo ver a adesão dos produtores no projeto possibilitando outras vertentes econômicas no agro”, disse o secretário. 

Ao todo, cinco unidades foram implantadas pelo Programa de Qualidade Café – Linhares Coffee: quatro delas estão em São Rafael e a outra em Baixo Quartel. Uma delas está localizada na propriedade familiar de Luciano Sartorio Passamani, em Santa Cruz de Terra Alta, no distrito de São Rafael, que é um dos produtores que têm se dedicado a esse novo projeto, junto ao seu pai, o senhor Lúcio Passamani, que o secretário de Agricultura esteve em visita nos últimos dias.

“Fizemos uma visita recentemente em Afonso Cláudio e agora estamos implementando na nossa propriedade o conhecimento que adquirimos lá. A instalação do terreiro também chamou atenção dos meus filhos, o que foi muito interessante para mim. Com o terreiro, vamos conseguir trabalhar melhor a qualidade do nosso café e a nossa intenção, já que aqui é ponto de agroturismo, é trabalhar para processar o grão para vender o café empacotado para consumidores e cafeterias. A Secretaria de Agricultura tem nos orientado e isso nos proporciona segurança para caminharmos com o projeto”, comentou o produtor rural.

A proposta dos terreiros é criar novas perspectivas de verticalização da produção e empreendedorismo, irradiando o modelo para as comunidades rurais, com foco na agricultura familiar, desenvolvendo o setor agrícola de forma moderna, sustentável e competitiva. Os terreiros suspensos para secagem de café foram instalados nas propriedades pelo município de Linhares.

Ações previstas

Dentre as ações e assistências técnicas previstas nas Unidades de Referência em Qualidade de Café Conilon estão: visitas periódicas na colheita; implantação da planilha de boas práticas; acompanhamento e testes de vários lotes de cafés preparados; implantação da tecnologia de cafés fermentados, em parceria com a iniciativa privada; dias de campo em cada unidade após o período de colheita para difusão de tecnologia.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *