Lideranças regionais alinham estratégias para aprimorar oferta de serviços de saúde

Em encontro com dirigentes das 28 Superintendências Regionais de Saúde, governador ressaltou importância e a eficiência do trabalho das equipes locais

Dirigentes das 28 Superintendências de Saúde de Minas Gerais estão em Belo Horizonte, nesta terça e quarta-feira (24 e 25/5), para o II Encontro de Lideranças Regionais. A ação, realizado bimensalmente desde 2019, possibilita que técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) lotados na capital e no interior articulem estratégias, expectativas e compartilhem resultados na oferta dos serviços de saúde. O momento permite, ainda, que os gestores locais tenham contato com temas e experiências que dialogam com tendências, desafios, oportunidades e exemplos emergentes de boas práticas no setor saúde.

Como parte da abertura da programação, os 28 dirigentes tiveram a oportunidade de apresentar ao governador Romeu Zema, nesta terça-feira (24/5), as conquistas e anseios dos gestores regionais de saúde. Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual destacou a importância do trabalho realizado para o enfrentamento da pandemia de covid-19, além de enfatizar o empenho do Governo do Estado para fortalecimento constante dos serviços de saúde e melhoria da vida dos mineiros. 

“Temos um futuro promissor em Minas na área de saúde. O governo deu início às grandes obras dos hospitais regionais, que vão mudar por completo o cenário da área em Minas, reduzindo os vazios assistenciais. Além disso, avançamos e vamos continuar avançando na implantação do Samu, que será ampliado para todo o estado”, afirmou o governador Zema.

Também na abertura, o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, falou da importância das equipes regionais para a eficiência dos serviços de saúde e agradeceu pelos esforços no enfrentamento à pandemia de covid-19. “Com o empenho deste governo, foi possível realizar entregas para a população mineira que estão transformando os serviços do estado e garantindo uma saúde muito melhor para as gerações futuras”, afirmou.

Apenas em 2021, foram investidos mais de 9,5 bilhões na saúde de Minas, cerca de 130% a mais do que em 2018.

Foto: Dirceu Aurélio / Imprensa MG

Escuta e participação

O subsecretário de Gestão Regional, Darlan Venâncio Thomaz Pereira, enfatizou a importância do encontro para apresentar ao governador as conquistas e os anseios dos gestores regionais de saúde. “Estou no estado há mais de 20 anos e é muito importante conhecer um governador que diminui distâncias, que tem o interesse de escutar e conhecer de perto os processos de trabalho regional de saúde, aumentando a participação de todos”, disse.

Com relação às últimas entregas do Governo de Minas, o gerente regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Ernany de Oliveira Duque Júnior, destaca que já percebeu, em visitas recentes aos municípios da região, algumas transformações no interior do estado.“Em Timóteo, por exemplo, foram credenciados novos leitos de UTI, uma conquista para a população e um enorme legado para o futuro”, disse o gerente.

​Ao todo, em Minas Gerais, 590 novos leitos de UTI que foram abertos durante o período de enfrentamento da pandemia serão mantidos em diversas regiões do estado, um legado importante que fortalece a saúde em Minas.

Opera Mais

Citando o Opera Mais, programa que ampliou a realização de cirurgias eletivas no estado, o gerente regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves, também falou sobre os impactos positivos das ações estaduais no interior. “O Opera Minas trouxe muitas melhorias para a população da minha região e facilitou o acesso às cirurgias eletivas, diminuindo as filas de espera e melhorando a qualidade de vida das pessoas”, ressaltou Alves.

No programa Opera Mais, estão previstos investimentos de R$ 203 milhões em 2021 e 2022, dos quais R$ 49 milhões já foram repassados em dezembro do ano passado.

Por Agência Minas


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *