Especialistas do BID encerram primeira missão em Linhares

Foram visitados 15 pontos do Programa de Desenvolvimento Urbano e Ordenamento Territorial da Cidade

Fotos: Felipe Reis

Os especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) encerram a missão em Linhares, região norte do Espírito Santo, com visitas técnicas, na terça (31) e quinta-feira (2/6), a 15 pontos do município. Eles fazem parte da missão de identificação da primeira etapa do Programa de Desenvolvimento Urbano e Ordenamento Territorial de Linhares para liberação de financiamento de US$ 56 milhões para novos investimentos em ações e projetos na cidade. As visitas contaram com o acompanhamento de técnicos e gestores do município.

“A avaliação da visita é positiva. A equipe pôde conferir os lugares para os quais pleiteamos recursos e conhecendo a realidade local, poderão contribuir com a implementação do programa”, afirmou a coordenadora do programa e assessora especial de gestão da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos, Tarine Meira.

O prefeito Bruno Marianelli agradeceu a visita composta por especialistas e consultores do BID, cuja comitiva veio participar de apresentações e reuniões com secretários das pastas envolvidas e, assim, conhecer todos os detalhes dos projetos técnicos enviados pela administração municipal ao Ministério da Economia, que já emitiu parecer favorável ao projeto.

“Estou muito alegre de estar aqui num momento tão desejado e a um passo de terminarmos a longa caminhada, que começou em 2017, para que a gente possa ter essa carteira de investimentos, que vai transformar a cidade de Linhares, por meio de uma parceria com o BID. Vamos ser um parceiro correto, rápido, eficiente e transparente”, destacou o prefeito.

O secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi, participou de todos os momentos da visita, e destacou que as equipes técnicas da Prefeitura de Linhares estão empenhadas em deixar o projeto completamente apto a receber o empréstimo. Um trabalho que dura mais de 5 anos e tem a dedicação de servidores de outras secretarias da Prefeitura.

“Pra gente foi uma grande experiência ver que nós atenderíamos tranquilamente a uma série de exigências. Linhares tem uma situação confortável de gestão, de demonstração de competência, capacidade financeira e regularidade em tudo que faz. Seguimos para as próximas etapas do processo, confiantes e satisfeitos com o trabalho”, concluiu.

Após as apresentações de projetos econômicos, sociais e ambientais, o grupo da instituição internacional deve levar os documentos para Washington, nos Estados Unidos. O contrato final poderá ser assinado ainda no decorrer deste ano.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *