A 150 dias da Enem, confira 10 dicas para se preparar para a prova

Alunos entram na reta final e ainda dá tempo de se preparar para o exame previsto para o dia 13 de novembro

Foto: P6 Comunicação

Este feriado de 16 de junho marca a contagem regressiva de 150 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em 13 de novembro. Nessa reta final o planejamento, o equilíbrio e o treino vão fazer a diferença para que os candidatos possam chegar preparados e conquistar bons resultados na prova mais importante do ano, que terá a participação de cerca de 3,5 milhões de estudantes em todo o país.

A proximidade do exame pode trazer a impressão de que já não é possível se preparar adequadamente, mas isso não é verdade. Para estar preparado para as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, a recomendação é manter o equilíbrio de mente e corpo. O coordenador do 9º ano e do Ensino Médio do Centro Educacional Primeiro Mundo, Marcus Vinícius, afirma que ainda é possível fazer ajustes no plano de estudos para o exame. “Podemos dizer que estamos na reta final. O Planejamento é fundamental para ter êxito na prova, e ainda dá tempo de colocar os conteúdos em dia. A dica é estudar com disciplina redobrada, focar nos simulados e nas oficinas de redação”, destaca.

O especialista lembra ainda a importância da atenção às atualidades, principalmente levando em conta que o tema da Redação da prova costuma ser definido entre este mês e o final de julho. Logo, reforçar os conhecimentos gerais é fundamental para conseguir uma boa nota. “Conhecer os temas atuais e os tópicos que impactam a sociedade é importante, assim como ficar atento às dicas dos professores da área, que sempre estão antenados com os temas-chave”, complementa Marcus Vinícius.

Confira abaixo dez dicas para a reta final do Enem:

1) Organize seus horários

Importante um horário de estudo baseado nos objetivos. Um aluno que concorrerá à vaga de Medicina, deve ficar disciplinas específicas da área, sem deixar de lado as outras áreas.

2) Foco na rotina

Estudo é uma rotina. Estudar nos mesmos horários é importante para que o organismo se adapte à rotina.

3) Saiba o que você quer

A organização dos estudos é fundamental para o êxito no vestibular. Definir o objetivo e uma meta facilita o planejamento.

4) Pesquise antes de focar

A definição das disciplinas a serem focadas dependem da Instituição de Ensino Superior desejada. O estudante precisa conhecer os editais dos vestibulares que irá prestar.

5) A união faz a força

Grupos de estudo podem ser ótima opção para alguns perfis de estudantes, reforçando inclusive a motivação. É uma técnica importante que complementa o estudo individual. Lembrando que, quando se explica algo, quem aprende é quem está explicando.

6) De olho nas atualidades

A Redação constitui o grande fator de desempate nas provas. Tenha um planejamento direcionado para essa prova. Fique de olho nas notícias nacionais. Desde a aplicação do novo modelo do Enem, 75% dos temas propostos na redação envolvem o Brasil.

7) Ainda dá tempo, se organize

Feriados e o recesso de julho são oportunidades para quem precisa colocar os conteúdos em dia. Faça simulados controlando o tempo para completar as questões. Elabore um resumo das matérias e revise seu plano de estudos para chegar com tudo em dia na prova.

8) Corpo são, mente sã

Claro que é um ano de sacrifícios e dedicação, mas as atividades culturais, esportivas e recreação são importantes. Equilíbrio é tudo!

9) O local certo

Para estudar, procure um local isolado, longe da passagem de pessoas. É importante evitar distrações. Se as redes sociais atrapalharem, vale o esforço de determinar um tempo para navegar.

10) Se liga no APP

Use a tecnologia a seu favor. Aplicativos de celular podem ajudar bastante para a organização de estudos, com reforço de conteúdo e até como bloco de notas e lembretes. Procure por aplicativos com auxílio de foco e planejamento dos conteúdos (como o Focus To-Do), ou que permitam a criação de mapas mentais (como o Mindomo) ou de reforço de conteúdo.

Por Flávio Borgneth


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *