Portocel registra desempenho recorde na movimentação de granito

Em dois embarques realizados no mês de junho foram movimentadas 47,6 mil toneladas de blocos | Foto: P6 Comunicação

O granito é uma carga relativamente nova no portifólio do Portocel, terminal localizado em Aracruz, mas o desempenho vem se superando a cada movimentação. No mês de junho foram realizados dois embarques que somaram 47,6 mil toneladas. O primeiro deles no navio Osakana, que embarcou 22 mil toneladas, e o segundo no Saga Fuji, que deixou o porto nesta semana levando 25,6 mil toneladas de blocos, o maior volume desde que Portocel passou a operar essa carga, em dezembro de 2021.

A movimentação desse tipo de produto faz parte da estratégia de diversificação do Portocel, reconhecido pela excelência na operação com celulose. O Terminal passou a fazer parte da rota das embarcações que transportam granito no final do ano passado, a partir de uma parceria com a Triple Line, empresa que tem sede no Canadá e movimenta blocos de granito ao redor do mundo.

O gerente de Operações e Planejamento Portuário de Portocel, Anderson da Silva Santos, destaca que as operações com granito seguem em desempenho crescente. Ele explica que a configuração do pátio de estocagem dos blocos e o layout do Terminal, somados à expertise das equipes envolvidas, favorecem a produtividade da movimentação.

Outros diferenciais importantes são o pátio de estocagem de granito, que fica muito próximo do cais, e o fato de o Terminal contar com empilhadeiras especializadas na movimentação de blocos, que foram importadas da China.

Celulose

Além do bom desempenho na movimentação de granito, o porto registrou no final de maio um marco histórico no embarque de celulose: completou a marca de 125 milhões de toneladas movimentadas desde que começou a operar, em 1978.

Por Rogéria Gomes | P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *