Sesi Miad prepara estudantes para Mini Conferência da ONU 

Ao todo, 150 alunos da rede de ensino do Sesi ES devem representar diversos países em rodas de debates, em simulação à Conferências das Nações Unidas 

Preparem-se! Os jovens estudantes da rede Sesi ES de ensino têm um encontro marcado no Sesi Miad (Modelo Intercolegial de Ações Diplomáticas), antigo Sesi ONU. O evento prepara os alunos do ensino médio para uma simulação das Conferências das Nações Unidas, no qual os estudantes representam diversos países em rodadas de debates. A edição estadual deste ano de apresentação dos comitês deverá reunir 150 alunos do ensino médio, no dia 25 de junho, às 8h, no Sesi de Jardim da Penha. 

O projeto é uma adaptação do modelo de Assembleia de Estudantil, conhecido como MiniOnu, criado pelos acadêmicos do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), que conta com a participação de estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. No Sesi ES, os estudantes são envolvidos em um ambiente diplomático, difundindo o estudo das Relações Internacionais. 

O evento reúne os integrantes de diversas unidades da instituição, durante um dia inteiro de atividades. Os alunos se vestem à caráter e dão vida à diplomatas, delegados de países ou entidades representantes; diretores de mesa e voluntários de comissões que compõem cinco comitês da Organização das Nações Unidas (ONU). 

São eles: 

  • Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) 2022 
  • Organização dos Estados Americanos (OEA) 2022 
  • Organização Mundial da Saúde (OMS) 2021 
  • ONU Mulheres (2022) 
  • Conselho Econômico e Social (ECOSOC) 1985 

A performance é avaliada levando-se em conta dois quesitos principais: “Estrutura e Fundamentação Teórica do Documento de Posição Oficial (DPO”), e “Postura Diplomática”. 

Os alunos que apresentam melhor desempenho nessas categorias serão homenageados com menção honrosa, no dia 01 de julho. Entre os alunos que atuaram como delegados são selecionados os representantes da instituição para participação no MINIONU PUC Minas Gerais, que acontecerá entre os dias 09 e 12 de outubro. 

Por Fernanda Gomes


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *