“Um Encontro entre os Valores e as Crianças” é tema de projeto de escola do bairro Santa Cruz

Foto: Ceim Jocafe

Para oportunizar a criança vivenciar situações diárias que a levem a desenvolver valores, contribuindo na construção da sua personalidade e no processo de aprendizagem, é que o Ceim Jocafe, no bairro Santa Cruz, em Linhares, região norte do Espírito Santo, idealizou o projeto institucional “Um Encontro entre os Valores e as Crianças na Escola”. As atividades envolveram todos os alunos de 1 a 5 anos durante o primeiro semestre.

Para transmitir a mensagem aos alunos, diversas atividades foram realizadas como exposições e apresentações musicais, teatro, declamação de poema, murais, cartazes, plantio de feijão da história “João e o Pé de Feijão”, com direito a experimentar um caldinho de feijão, e plantio de milho da história “A Galinha Ruiva”.

Após observações realizadas no cotidiano da escola surgiu a ideia do projeto que a diretora Sandra Mônica Pereira explica que foi fundamental para que os alunos percebessem a importância de valorizar a amizade, ter respeito ao próximo, dizer obrigado, pedir desculpas, pedir licença, dizer por favor, atitudes necessárias para uma boa convivência em grupo.

“Desde a Educação Infantil esses valores devem ser abordados no sentido de contribuir na construção da personalidade da criança. Transmitimos aos alunos que não discriminar, nem enganar ou mentir, e cooperar com o próximo são valores que devem ser praticados em sala de aula, mas no dia a dia também, fora da escola”, explicou Sandra Mônica.

A diretora pontuou, ainda, que é nesta fase que a criança recebe uma bagagem de conhecimento que levará para a vida, sendo importante que escola e família falem a mesma linguagem, por isso, a participação da família foi tão importante para o sucesso desse projeto.

Por Valda Ravani


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *