Estilista Ronaldo Fraga oferece consultoria em projeto com moradores da foz do rio Doce

Projeto Rio Doce, Doce Mar será realizado em Regência e Povoação, de forma gratuita, e contará com atuação presencial do criador      

Ronaldo Fraga esteve nas vilas de Regência e Povoação | Foto: Pablo Buriti

O estilista mineiro Ronaldo Fraga esteve nas vilas de Regência e Povoação, em Linhares, região norte do Espírito Santo, de 27 de junho a 3 de julho, para uma visita técnica juntamente com uma equipe de analistas do projeto Rio Doce, Doce Mar. A visita faz parte de uma consultoria gratuita e exclusiva a moradores e artesãos que resultará em uma coleção com curadoria do estilista.

A iniciativa da Fundação Renova tem parceria com a Associação de Cultura Gerais (ACG) e o estilista para fomentar a economia local, a geração de renda dos moradores e o desenvolvimento do território, com base na produção associada e nas novas economias, além de propiciar o resgate dos saberes e fazeres tradicionais da região. As inscrições estão abertas nas comunidades e, até o momento, 69 participantes estão inscritos em Regência e 25 em Povoação.

Em conjunto, artistas, artesãos, vários atores das comunidades locais e consultores técnicos da ACG desenvolverão uma coleção exclusiva de produtos artesanais e gastronômicos, com a curadoria de Ronaldo Fraga. Para isso, serão realizadas oficinas de capacitação presenciais e on-line de artesanato, bordado, costura, gastronomia intuitiva e modelagem de roupas, além de gestão, educação financeira, empreendedorismo, mídias sociais e ferramentas digitais. Todo o suporte em relação a materiais, precificação, comercialização e divulgação da coleção serão ofertados aos participantes.

“Por meio do projeto, vamos desenvolver um marketing territorial nessas comunidades para divulgar as potencialidades da região em todo o país”, diz Andrea Furtado, analista Programa de Recuperação de Micro e Pequenos Negócio da Fundação Renova.

O projeto será dividido em sete etapas. A expectativa é que seja concluído até outubro de 2023, quando haverá o lançamento da coleção Rio Doce, Doce Mar pelo estilista Ronaldo Fraga.

“Juntos, lançaremos luz sobre os saberes e fazeres tradicionais das comunidades e estimularemos novos talentos e habilidades para serem reconhecidos em nível nacional, com o lançamento da nossa coleção”, afirma Ronaldo Fraga.

Etapas

A primeira etapa do projeto iniciou em abril e foi concluída em maio, a partir do mapeamento cultural e socioeconômico das vilas de Regência e Povoação, que deram um diagnóstico concreto das localidades.

A segunda etapa, prevista para os meses de junho e julho, tem como objetivo mobilizar e articular junto às comunidades o início dos projetos coletivos. A terceira compreende o desenvolvimento de um plano de marketing territorial por meio do mapeamento cultural e das experiências em campo das etapas 1 e 2, prevista para iniciar em agosto. 

Já na quarta fase, haverá ações de integração e intervenções artísticas nas comunidades e palestras, previstas para os meses de setembro e outubro. Na quinta etapa, de novembro/22 a março/23, serão realizados o desenvolvimento e a qualificação dos participantes com capacitações presenciais e on-line dos grupos envolvidos.

A sexta etapa, de abril a julho de 2023, compreenderá o desenvolvimento da coleção de artesanato e gastronomia. E por fim, a sétima etapa, prevista para acontecer de agosto a setembro do próximo ano, visa promover, divulgar e criar conteúdo de marketing para o lançamento da coleção no território nacional em outubro de 2023. 

Outros projetos

Ronaldo Fraga e a Associação de Cultura Gerais são parceiros da Fundação Renova desde 2018, quando o estilista começou o trabalho com as bordadeiras, divulgado em seu desfile na São Paulo Fashion Week daquele ano. De 2019 a 2021, a parceria trabalhou com mais grupos produtivos da região, resultando na coleção Minha Casa em Mim, que contou com produtos confeccionados por esses artesãos mineiros e ganhou grande divulgação na mídia nacional por conta da participação no desfile do estilista na São Paulo Fashion Week de 2020.

Ronaldo Fraga

O mineiro Ronaldo Fraga é um dos principais nomes da moda brasileira. Formado em Estilismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, Fraga viu suas criações ultrapassarem os limites das passarelas e integrarem exposições, filmes e livros, no Brasil e no exterior. Participando da São Paulo Fashion Week desde 1996, Ronaldo Fraga já apresentou seu trabalho também em países como Japão, Holanda, Espanha, Bélgica, Chile, Argentina e México.

Além da marca própria, o estilista desenvolve projetos de aculturação de design e geração de renda em todo o Brasil.

Por Kennya Gava


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *