Linhares se consolida como um dos maiores produtores de cacau do Brasil e receberá maior festival da América Latina

Fruto do cacau produzido em Linhares, o maior produtor do Espírito Santo e o terceiro maior do Brasil | Fotos: Secom/PML/ES

Hoje, dia 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate, um dos doces mais consumidos no mundo. A amêndoa de cacau é a matéria-prima utilizada na sua produção e, inclusive, a de Linhares é reconhecida internacionalmente entre as melhores.

O fruto cultivado em Linhares representa hoje 85% da produção de todo o estado do Espírito Santo, e coloca a cidade com um dos maiores produtores do fruto do Brasil. Além disto, o cacau linharense possui Indicação Geográfica que o eleva no mercado internacional e é premiado no Salão de Chocolate de Paris por meio das amêndoas produzidas na Fazenda São Luiz, no distrito de Povoação, grande região produtora do fruto.

Mais que isso: a terra do cacau receberá no próximo mês de agosto o Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que é, hoje, o principal evento do setor de Chocolate, Cacau e derivados da América Latina. O evento será realizado entre os dias 18 e 21 de agosto deste ano no Cerimonial Conceição Hall, no bairro Colina.

As ações do Município vão além. Para fomentar a revitalização da lavoura cacaueira em Linhares, que passou por períodos difíceis com a devastação dos plantios pela doença vassoura de bruxa, e potencializar a cadeia produtiva, a Prefeitura de Linhares desenvolve diversas ações. Dentre elas está o Concurso da Qualidade de Amêndoas de Cacau Capixaba que visa reconhecer e incentivar a produção da amêndoa com mais qualidade e sustentabilidade. A premiação da edição 2022 deste concurso será realizada durante o festival de chocolate.

Além disso, o município distribuiu em três editais 110 mil mudas enxertadas em sacolas e em tubetes, das variedades PS 1319 e CCN 51, que tiveram seus valores repassados subsidiados, bem abaixo do mercado, que foi direto para o Fundo de Apoio à Cacauicultura de Linhares para investimentos no setor. Em média 130 produtores foram atendidos com as mudas e têm recebido assistência técnica e gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O secretário municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, Franco Fiorot, pontuou que a amêndoa produzida no sistema de cabruca, aquelas situadas em áreas de sistemas agroflorestais, principalmente, tem permitido, por exemplo, uma produção de chocolate com nível de altíssima qualidade.

O secretário Franco Fiorot em momento de entrega de mudas a produtores em projeto de renovação da lavoura realizada pelo Município de Linhares

“A qualidade das nossas amêndoas já é reconhecida nacional e internacionalmente pelas condições naturais que nossa região produtiva tem. Associado ao empenho dos cacauicultores está o incentivo que a Prefeitura de Linhares tem dado como a realização do concurso, os treinamentos e a distribuição de mudas, ações essas que visam fomentar a cadeia produtiva do cacau que conta com produtores empreendendo no nosso município, fato que muito nos orgulha”, destacou o secretário.

A cultura do cacau, conforme pontuou o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, está estritamente ligada à história de Linhares, e lembrou que Linhares receberá o maior festival do chocolate da América Latina, no próximo mês de agosto.

“Além da história, o cacau é importante por seus aspectos socioeconômicos e ambientais, que colocam Linhares em um patamar significativo do cenário mundial. Estamos provocando a revitalização da lavoura cacaueira e a expansão de áreas produtivas e para coroar toda essa importância do cacau para a economia do Espírito santo estaremos realizando o maior festival de chocolate da América Latina, em Linhares, no próximo mês de agosto”, disse o prefeito.

Filial do Centro de Inovação do Cacau

Produtor de cacau

Em agosto de 2019, o município conquistou uma filial do Centro de Inovação do Cacau (CIC) que tem sede na Bahia. O CIC busca construir, consolidar e difundir conhecimento sobre o cacau e o chocolate de qualidade, com foco na melhoria da produtividade, qualidade e rastreabilidade das amêndoas.

A instalação no município foi possível graças a uma parceria entre a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Águia Branca Encomendas. Essa foi mais uma conquista importante para os avanços que a Prefeitura de Linhares tem buscado para melhoria da qualidade da amêndoa e retomada da produção de cacau.

Festival do Chocolate

Alinhada à estratégias do Plano Agro da Prefeitura de Linhares e para agregar valor ao cacau capixaba, Linhares receberá uma edição do Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que é, hoje, o principal evento do setor de Chocolate, Cacau e derivados da América Latina. O evento será realizado entre os dias 18 e 21 de agosto deste ano no Cerimonial Conceição Hall, no bairro Colina.

O Chocolat Festival fomenta a profissionalização desse mercado relativamente novo no Brasil e é considerado o maior evento profissional dessa área na América Latina, reunindo consumidores, especialistas e produtores. É também uma plataforma de oportunidades para discutir a industrialização, a verticalização da produção e, consequentemente, a melhoria da qualidade das amêndoas de cacau selecionado e do produto final elaborado, que é o chocolate.

Além disto, além da venda de chocolates e outros derivados do cacau selecionado, o evento promove experiências sensoriais, exposições, cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas do setor e palestras ministradas por especialistas, e a realização do Fórum do Cacau e de uma Cozinha Show, que receberá os maiores nomes da confeitaria nacional e internacional.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *