Inscrições abertas para 600 vagas em cursos de qualificação gratuitos oferecidos pela Suzano no norte capixaba

As aulas serão ministradas pelo Senai e vão atender mais de 20 localidades de São Mateus e Conceição da Barra

A carga horária varia de 20h a 80h e as aulas começam a partir da segunda quinzena de agosto | Foto: P6 Comunicação

A Suzano lançou nesta terça-feira (26/7) o Suzano nas Comunidades, com diversos cursos de capacitação gratuitos para moradores de comunidades de São Mateus e de Conceição da Barra, no norte do Espírito Santo, que vão oferecer mais de 600 vagas. A iniciativa faz parte das ações sociais da empresa na região, que totalizam um investimento de cerca de R$ 10 milhões contemplando diferentes frentes de atuação. Serão cerca de 30 cursos ministrados pelo Senai São Mateus e as inscrições para os primeiros 15 deles já estão abertas, abrangendo mais de 20 localidades.

Os cursos incluem confeitaria, doces e salgados, elétrica básica, informática básica, costura industrial básica, modelagem e costura de bolsas, noções de serviços administrativos e diversos outros nas áreas de Alimentos, Automotiva, Gestão, Informática, Metalmecânica, Construção Civil, Eletroeletrônica e Vestuário. A carga horária varia de 20h a 80h e as aulas começam a partir da segunda quinzena de agosto.

As comunidades contempladas são: Água Preta, Angelim DISA, Angelim 1, 2 e 3, Assentamento Paulo Vinhas, Assentamento Valdício Barbosa, Braço do Rio, Córrego do Alexandre, Córrego do Artur, Córrego do Chiado, Córrego do Macuco, Córrego do Santana, Coxi, Dilô Barbosa, Morro da Arara e Córrego do Sapato, Morro da Onça, Nova Vista 1 e 2, Roda D`Água, Santana, São Domingos de Itauninha, São Domingos do Paraíso e São Jorge.

Mudança de vida

O primeiro ciclo de cursos gratuitos de formação profissional para comunidades foi lançado em evento realizado no Centro Operacional da Suzano em Conceição da Barra (COCB), com a presença de representantes da empresa e lideranças das comunidades da região.

A presidente da Comunidade Nossa Senhora da Penha, Milena Santos de Faria, falou da importância da oportunidade, que tem o objetivo de promover mudança de vida e autonomia profissional na região. “Nessa semana mesmo estava fazendo os currículos das pessoas na minha comunidade, e muita gente não tem nenhum diploma ou certificado além da formação escolar. Essa oferta de cursos vai mudar isso, enriquecer a formação e desenvolver as pessoas para que elas alcancem a oportunidade”, destacou.

A formação leva em conta o desenvolvimento de perfis que são de maior empregabilidade da região. “Os cursos são voltados a áreas para as quais nossas comunidades têm vocação, aumentando as chances de conseguir um emprego”, disse Jean Blandino, da Comunidade São Domingos do Norte (Núcleo Córrego de Santana). “O conhecimento é a única coisa que ninguém pode roubar, é isso que buscamos”, complementou Charles Batista, da Comunidade Dilô Barbosa.

A Suzano avalia que a transformação social e o desenvolvimento do território são compromissos coletivos, e convida outras empresas e instituições a participarem dessa rede de oportunidades locais. “Vamos formar muitas pessoas para atender às vagas disponíveis no território, não somente para atender a nossa empresa. A ideia é que possamos formar uma rede com outros empregadores para conectar o jovem formado às vagas existentes”, explica Douglas Peixoto, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano. Ele acrescenta que a ideia é trabalhar juntamente com a comunidade na identificação das vocações locais.

Inscrições

As inscrições nos cursos são on-line – acessar bit.ly/SesiSenaiSM – ou contatar o WhatsApp (27) 99573-2085. Para se inscrever é necessário apresentar: CPF, comprovante de residência atualizado, comprovante de escolaridade e documento de identificação com foto (como RG, Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho). As aulas começam a partir de meados de agosto.

Por P6 Comunicação


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *