Torto Arado é obra escolhida do “Clube da Leitura” do mês de agosto

Clube da Leitura se reúne virtualmente na próxima segunda-feira (29) | Foto: Divulgação

O “Clube da Leitura”, encontro virtual da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, em Vitória, capital do Espírito Santo, realizado toda última segunda-feira de cada mês, já tem obra selecionada e programação especial para agosto.

Desta vez, a reunião ocorre no próximo dia 29, a partir das 19 horas, via Google Meet, e compartilhará a leitura do livro “Torto Arado” de Itamar Vieira Junior.

O enredo aborda a história dos trabalhadores sem-terra, remanescentes do regime escravista, em especial as personagens femininas duplamente vítimas da violência que impera nos grotões mais afastados.

Situando a história em uma região remota e imaginária do nordeste brasileiro, Itamar Vieira Junior abrange problemáticas que envolvem proporções maiores ligadas tanto ao modo de funcionamento histórico e social do país quanto à complexa e intrincada rede de sentimentos e emoções intrínsecas ao ser humano.

O romance fornece elementos para o debate sobre as desigualdades e violências entre cidade e campo, as desigualdades de gênero, as formas de resistência das religiões de matriz africana e indígena, as permanências e continuidades da escravidão, simbolizadas na relação de mando inviolável entre patrão/dono e trabalhador/agregado, assim como do tríplice espólio sobre o trabalhador: sua mão de obra, seu produto final e seu tempo.

O romance de 2018 conquistou, em Portugal, o prêmio LeYa, concedido por unanimidade pelo modo como representa de forma sólida e realista o universo rural brasileiro.

Inscrições

Para participar das reuniões, que são gratuitas e possuem classificação indicativa para pessoas a partir de 15 anos, os interessados devem encaminhar e-mail para bmunicipalvitoria@gmail.com, até a próxima sexta-feira (26).

Por Pedro Vargas 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *