O Hospital Evangélico reforça a importância da conscientização sobre a doação de órgãos nesse mês de setembro 

Simone Brito dos Santos com a mãe Silvani Brito | Foto: Nadia Vaccari

A alegria no olhar de Simone emociona! A adolescente de 17 anos fez a cirurgia de transplante de rim no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), nesse mês de agosto, e ganhou uma nova vida.   

“Essa cirurgia devolveu a minha felicidade. Hoje posso fazer planos! Vou voltar a estudar, sair com meus amigos e ter uma vida normal”, conta Simone Brito.

O Hospital Evangélico que é referência em transplantes de rim, córnea e coração, reforça ainda mais nesse mês de setembro a importância da doação de órgãos. Para isso, a Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) em parceria com as equipes de transplantes do HEVV farão uma grande ação no hospital para conscientizar as famílias sobre esse ato de amor.  

Atualmente, no Espírito Santo, 1.231 pessoas aguardam por um transplante de rim. Magno Marchesi é um deles. Ele faz hemodiálise no HEVV desde 2019 e está na fila de espera há um ano. Agora, Magno está na expectativa de fazer o transplante de rim com doador vivo. 

“Eu estou bem ansioso para realizar a cirurgia. Mas enquanto não acontece sigo fazendo a hemodiálise no Hospital Evangélico. A equipe do serviço de Nefrologia é maravilhosa, trata a gente com muito carinho e isso faz toda a diferença durante o tratamento”, declara Magno.  

Para a nefrologista do HEVV, Dra. Luciana de Assis Borba, as pessoas ainda têm muito medo de autorizar a doação de órgãos. “É muito importante falar sobre esse assunto e retirar as dúvidas de como o processo acontece. Qualquer pessoa que teve morte encefálica e a família autorize a doação pode salvar muitas vidas”, reforça a médica.  

Nesse ano, o HEVV realizou 17 transplantes renais. “Nosso objetivo é que o número de transplantes aumente ainda mais. Sensibilizar as pessoas para que a doação de órgãos se concretize é o primeiro passo”, destaca Bruno Majevski, que é enfermeiro referência de transplante do HEVV.  

Número de que pacientes na fila de espera no Espírito Santo 2022: 

  • Córnea: 683 
  • Coração: 07 
  • Fígado: 18 
  • Rim: 1.231 

Por Nadia Vaccari


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *