Primeira edição da Pesquisa de Inovação Semestral encerra coleta de dados em setembro

Mais de 1.400 empresas participam da nova edição da PINTEC | Foto: Freepick

Empresas do setor industrial têm até o dia 30 de setembro para responder à primeira edição da Pesquisa de Inovação (PINTEC) Semestral, realizada pelo IBGE. A coleta, feita pela internet, vai permitir conhecer informações como o percentual de organizações que realizam pesquisa e desenvolvimento (P&D) e os principais obstáculos à inovação empresarial.

Os resultados, relativos a 2021, estão previstos para serem divulgados em 15 de dezembro deste ano em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Participam da amostra da pesquisa mais de 1.400 empresas do setor industrial extrativo e de transformação com 100 ou mais pessoas ocupadas. No primeiro semestre do ano que vem, a pesquisa volta a campo com um questionário temático, com divulgação prevista para meados de 2023.

De acordo com o coordenador de Estatísticas Estruturais e Temáticas do IBGE, Alessandro Pinheiro, a nova PINTEC segue metodologia internacional e cobrirá lacunas fundamentais. “Pretendemos continuar com a PINTEC Trienal, porém este novo projeto trará dados mais rápidos e oportunos, suprindo a falta de indicadores oficiais com coleta semestral e periodicidade anual”.

O levantamento pretende ainda retratar fenômenos em andamento, a exemplo do uso pelas empresas de tecnologias digitais avançadas, associadas ao conceito de Indústria 4.0. “No primeiro semestre de 2023, nosso plano é inserir perguntas sobre o uso de tecnologias como inteligência artificial, big data e internet das coisas”, complementa Pinheiro.

Técnicos do IBGE estão em contato com as empresas selecionadas para apresentar a pesquisa e esclarecer dúvidas. Após o contato telefônico, os representantes das empresas recebem um email com um link para o questionário, que leva cerca de 5 minutos para ser respondido. Caso necessário, o IBGE pode entrar em contato novamente mesmo após finalizado o questionário. Para confirmar a veracidade da ligação basta informar o nome, matrícula ou CPF do técnico no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181.

Como coordenador do Sistema Estatístico Nacional, o IBGE tem a incumbência legal de preservar o sigilo das informações prestadas pelas empresas, as quais serão usadas para fins exclusivamente estatísticos.

Da Redação | Fonte: IBGE


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *