Dia Mundial de Combate à Sepse: infecção generalizada pode deixar sequelas como ansiedade, memória fraca e fraqueza muscular

Esta terça-feira (13) marca o dia Mundial de Combate à Sepse. Adotar medidas de prevenção à infecção generalizada e tratá-la de forma precoce são ações fundamentais para a sobrevivência dos pacientes. Sequelas físicas e neurológicas também precisam de tratamento adequado

Ansiedade, memória fraca, dificuldade para dormir estão entre as sequelas da Sepse, uma infecção generalizada com disfunção de um ou mais órgãos que é responsável pela morte de cerca de 11 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. No Brasil, estima-se que o número anual de mortes causadas pela Sepse chegue aos 400 mil.

Esta terça-feira (13) marca o Dia Mundial de Combate à Sepse, infecção que surge como uma resposta inadequada do organismo contra outra infecção causada por bactérias, vírus, fungos ou outros parasitas. 

Quando algum desses micro-organismos ataca o corpo, o sistema imune também reage contra ele. Caso o corpo não reaja de forma adequada à infecção, o sistema imune passa também a agredir o próprio organismo, o que pode gerar o mau funcionamento de alguns órgãos. 
De acordo com Eliana Caser, coordenadora da UTIgeral do Hospital Unimed Vitória, identificar os sintomas e tratar a Sepse da forma mais precoce possível pode evitar que a infecção atinja os os órgãos e garantir assim a sobrevivência dos pacientes.
 No entanto, mesmo durante a recuperação da Sepse, os pacientes ainda possuem um longo caminho a percorrer, já que as sequelas físicas e neuropsiquiátricas podem reduzir significativamente a sua qualidade de vida. 

“Sobreviventes da Sepse podem ter problemas cognitivos e até mesmo alterações em sua saúde mental, além de alterações físicas. Essas incapacidades podem durar muito tempo e são subdiagnosticadas muitas vezes, trazendo um grande impacto para a vida do paciente e das famílias”, afirma Eliana.

Saiba quais são as possíveis sequelas da Sepse 

  • Pensamento confuso
  • Dificuldade para dormir
  • Memória fraca
  • Dificuldade de concentração
  • Fadiga
  • Ansiedade
  • Tristeza
  • Dificuldade de engolir
  • Fraqueza muscular

Muitos desses sintomas só são percebidos quando o paciente já está em casa. Mas, segundo Eliana, eles podem ser revertidos com o auxílio de um tratamento adequado envolvendo diferentes profissionais da Saúde de forma integrada, como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. 

Prevenção

Atitudes simples, como manter a vacinação em dia, consumir água limpa e higienizar as mãos podem ajudar a prevenir o desenvolvimento da Sepse. 

Com o propósito de disseminar informações que contribuam para a detecção precoce desse problema, em referência ao Dia Mundial da Sepse, a Unimed Vitória reuniu informações sobre prevenção, cuidado e tratamento da Sepse tanto em adultos quanto em crianças.

Por Marcela Mendonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *