A EDP reforça cuidados no plantio de árvores durante a primavera

Interrupções de energia provocadas por vegetação na rede elétrica é uma das principais causas de impacto na continuidade do serviço

Foto: EDP

Conhecida como a estação das flores, a primavera chega trazendo mais vigor à vegetação. E para contribuir para uma melhor harmonia entre a arborização e as redes de distribuição de energia das cidades, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, orienta a população a tomar cuidados especiais na hora de plantar árvores.

O volume de interrupções de energia relacionadas a vegetação registrado pela EDP, é uma das principais causas de impacto na continuidade da energia. Este cenário reforça a necessidade do plantio adequado de novas árvores para que futuramente não haja interferência no serviço de energia elétrica para as residências, comércios, indústrias, unidades de saúde, hospitais e centros médicos. Outras causas de ocorrências atendidas pela EDP envolvem, por exemplo, pipas na rede, colisão de veículo em postes, e intempéries climáticas (chuvas e descargas atmosféricas).

“A Distribuidora investe continuamente em redes mais protegidas para garantir um convívio mais harmonioso da vegetação com a rede de energia elétrica, porém, a queda de galhos e árvores inteiras no sistema elétrico tem potencial para causar rompimento de fios e quebra de postes, curto-circuito, além do risco de provocar acidentes com passantes”, destaca Vilmar Abreu, gestor da EDP.

Para reduzir esse impacto de forma sustentável, a empresa sugere ações simples:

• No momento do plantio, opte por árvores de menor porte e evite as espécies altas, como eucaliptos, palmeiras e similares, próximas ou embaixo da rede elétrica para que não ofereçam riscos de interferência no fornecimento da energia ao longo do seu crescimento.
• O alerta vale também para as folhagens que podem ocultar a fiação. Elas são fator de risco, pois aumentam a probabilidade de contatos acidentais na rede, por exemplo, por crianças que brincam próximas da vegetação. Em zonas rurais, há ainda risco de incêndios com o tombamento de árvores sobre redes elétricas, ocasionado por reflorestamentos imprudentes.
• Para realizar o plantio de árvores em área urbana é importante que a prefeitura do município seja acionada para a liberação ambiental.
• A poda, manutenção e conservação da vegetação, caracterizada como limpeza urbana é responsabilidade da prefeitura municipal. A solicitação do serviço deve ser realizada diretamente ao órgão competente da cidade.• A EDP atua no suporte do serviço de poda quando os galhos se encontram muito próximos da rede elétrica e podem interferir no funcionamento do sistema. O trabalho é realizado a partir de poda preventiva feita de forma contínua da vegetação próxima da fiação e reforçada no período que antecede o verão.

A EDP está sempre reforçando a conscientização e as dicas de segurança com a rede elétrica com ações diretas com a comunidade. Em caso de incidentes com a rede elétrica, os clientes devem comunicar imediatamente o ocorrido por meio dos canais:

• Site www.edponline.com.br
• Aplicativo EDP Online
• WhatsApp EDP: (27) 9 9772-2549
• SMS para 28037 com a mensagem Sem Luz
• Central de Atendimento: 0800 721 0707

Todos os canais de atendimento são gratuitos e funcionam 24 horas.

Por Fernanda Carlesso Lozer


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *