Economia e qualificação para seu negócio: Especialista explica como adoção da norma ISO 9001 pode beneficiar empresas

Retornos como organização de processos e impacto na economia financeira podem ser observados a curto prazo  

Há muito se ouve falar da norma ISO 9001, mas o que é e como funciona sua implementação ainda gera muitas dúvidas nas instituições, clientes e em uma parcela da população que tem interesse sobre o tema. Criada pela International Organization for Standardization (ISO) 1987, tem como base a regra britânica BS5750, e é aplicável a todos os tipos de organizações, independentemente do porte ou do setor de atuação. Para isso, um Sistema de Gestão de Qualidade que segue as regras da ISO 9001 permite às organizações aprimorar continuamente o desempenho geral e manter o foco na oferta de produtos e serviços de qualidade ao cliente.  

A Gerente de Processos da Fundatec, Josiane Prestes Salgado, explica que o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) auxilia na busca da qualificação dos serviços, possuindo o intuito estratégico de garantir a otimização e o amplo conhecimento dos processos. “É uma forma de documentar a cultura da organização visando a satisfação dos clientes, sendo trabalhados os diversos aspectos da organização, como foco no cliente, liderança, abordagem de processo, engajamento, melhoria contínua, gestão de relacionamento e a tomada de decisão baseada em evidência”.  

A implementação do Sistema de Gestão de Qualidade pode ocorrer de duas formas: através da contratação de uma empresa terceirizada ou a qualificação de colaboradores na área de qualidade para exercer a função. Para Josiane, a contratação de uma consultoria com um especialista pode nortear a instituição e a equipe de como estruturar o SGQ. “De qualquer uma das formas, o sistema só será eficaz se todos tiverem conhecimento e forem envolvidos no dia-dia, por isso, o investimento em treinamentos e certificações dos colaboradores é fundamental”, avalia.  

A implementação do SGQ pode auxiliar financeiramente as empresas, pois uma vez que a instituição possui o sistema, é possível perceber a padronização de processos, evitando retrabalhos e mitigando potenciais riscos. Essas variáveis afetam diretamente os custos dos serviços, que acabam tendo um retorno positivo aos cofres.   

A busca das empresas por melhores resultados visando, não apenas a questão financeira, mas também a satisfação do cliente, é um norteador importante para a implementação da norma ISO 9001. Uma “aposta” que irá trazer apenas vantagens à organização e seus clientes com o passar do tempo. “O retorno em termos de engajamento e organização de processos desse sistema é de curto prazo, já o retorno de maturidade, diminuição de retrabalho ou até mesmo de oportunidade de melhoria e inovação será em médio prazo”, finaliza a gerente.  

A Fundatec está com inscrições abertas para o curso sobre a ISO 9001 

A aula terá foco na formação de auditores internos e será ministrada pelo professor e auditor Anderson Farias.  

O curso acontecerá na sede da Fundatec, rua Professor Cristiano Fischer, 2012 – Partenon, na seguinte data: 24 de setembro.  

Formação de Auditores Internos da norma ISO 9001  

Inscrições através do link https://bit.ly/ISOcurso.   

Por Niágara Braga


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *