IBGE: Produção de ovos de galinha atinge novo recorde em cenário de alta nos preços das proteínas

A produção de ovos de galinha em 2021 foi de 4,8 bilhões de dúzias de ovos, uma quantidade 1,7% maior que a produzida no ano anterior e resultando em mais um recorde na série histórica, que vem aumentando desde 1999. O valor de produção resultante dessa quantidade foi de R$ 21,9 bilhões, crescimento de 22,5% em relação ao ano anterior.

A Região Sudeste continuou sendo fonte da maior parte da produção, mesmo tendo apresentado uma queda de 4,0% em relação à produção de 2020. Responsável por 40,4% do total nacional, nela estão situados os primeiros, terceiro e quinto Estados em produção de ovos: São Paulo (24,0%), Minas Gerais (8,5%) e Espírito Santo (7,6%). O segundo e o quarto colocados foram Paraná (9,4%) e Rio Grande do Sul (7,9%), o que embasa a Região Sul como origem da segunda maior produção regional: 22,9%. E em 2021, a Região Nordeste, já estabelecida na terceira posição, apresentou aumento de produção de 9,2%, atingindo 19,0% do total nacional.

Referente às principais municipalidades em produção de ovos, o ranking, a partir da maior produção, foi o seguinte: Santa Maria de Jetibá (Espírito Santo), Bastos (São Paulo), Primavera do Leste (Mato Grosso), São Bento do Una (Pernambuco) e Itanhandu (Minas Gerais).

Da Redação | Fonte: IBGE


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *