Setembro Vermelho: Hospital LMC promove ações para celebrar o Dia Mundial do Coração

Dario Santucci, do LMC | Foto: Arquivo pessoal, Dario Santucci

Dados da Organização Mundial da Saúde, apontam que cerca de 80% das doenças cardíacas podem ser evitadas com apenas quatro atitudes saudáveis: não fumar, praticar atividade física, ter uma dieta equilibrada e evitar o consumo de álcool. Esses cuidados estão em destaque neste mês que é dedicado à campanha “Setembro Vermelho”, de cuidados com o coração.

Ao longo da próxima semana, o Hospital Linhares Medical Center (LMC) vai promover uma série de ações de conscientização, já que no dia 29 (quinta-feira) é comemorado o Dia Mundial do Coração. Entre as iniciativas estão palestras, participação em programa de televisão e abordagens dos profissionais de saúde do LMC aos frequentadores das pistas de corrida e caminhada do Três Barras. Um estande do hospital será montado na área onde funciona a Conquista Imobiliária, na Avenida Genésio Durão, a principal do bairro.

Todas as ações têm um único objetivo: despertar a atenção das pessoas para a importância da prevenção como o caminho mais rápido para promover mudanças. Para isso, é necessário informar sobre a importância da boa alimentação, de um estilo de vida saudável e dos check-ups constantes. No LMC, os clientes contam com exames de sangue, eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma, eco de carótidas, angiotomografia de coronárias e ressonância magnética cardíaca, feitos por especialistas que geram informações fundamentais para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares.

De acordo com o médico cardiologista Dario Santuchi, que atende no LMC, o ecocardiograma é um exame indolor, não invasivo e inofensivo, podendo ser realizado sem qualquer risco sempre que necessário, que gera imagens importantes para mostrar as estruturas do coração. “No exame, avaliamos a função do coração, como estão as válvulas, a anatomia e a função cardíaca”.

O médico ressalta, ainda, que o ecocardiograma e a ressonância magnética cardíaca conseguem definir se o paciente tem alguma sequela, como por exemplo, uma cicatriz de infarto e mostrar a repercussão causada no coração. “Conseguimos ver como o coração está funcionando. O coração é um músculo. Quando o paciente tem pressão alta sem tratamento adequado, a musculatura fica mais grossa e isso altera a estrutura.”

Outro exame importante para avaliar a saúde cardiovascular é o ultrassom das carótidas e a angiotomografia de coronárias. Nesse caso, o médico explica que é importante para mostrar, como está a saúde das artérias do paciente.

“Se você observa uma placa na carótida ou nas coronárias, muda completamente a conduta frente ao paciente. O eco de carótidas é importante para avaliar se há entupimento na carótida, que é uma das causas de AVC e, a angio tomografia de coronárias avalia se há entupimento nas artérias do coração, que é a principal causa de infarto”, ressalta o médico, que salienta, ainda, a importância de o paciente fazer um check-up completo.

Cuidados

Conheça oito fatores que podem contribuir para a incidência de doenças do coração:

Estresse: Muita tensão não faz bem, libera altos níveis de adrenalina e cortisol, reduz a imunidade, gera arritmia e sobrecarrega o coração;

Colesterol: Há dois tipos, o LDL que é ruim, porque eleva os riscos de infarto, e o HDL que é o bom, pois reduz o risco de formação de placas de gordura;

Drogas e Álcool: O uso em excesso provoca um efeito explosivo, que pode causar desde arritmia até a morte;

Diabetes: Nos homens, a doença pode aumentar em 40% o risco de infarto e nas mulheres sobe para 50%;

Gordura abdominal: Se for homem, com medida superior a 94 cm, ou mulher acima de 80 cm, deve tomar cuidado;

Hipertensão: A sobrecarga de pressão nas artérias provocada por pressão alta pode gerar consequências em logo prazo como infarto, AVC e insuficiência cardíaca;

Obesidade: O acúmulo de gordura pode provocar insuficiência cardíaca e gerar outros fatores de risco;

Tabagismo: O cigarro é inimigo do coração. O fumante tem o dobro de risco de ter um ataque cardíaco.

Prevenção

Aproveite o Setembro Vermelho para cuidar da saúde do seu coração. Procure o seu médico de confiança e conte com a equipe do LMC para fazer os seus exames com a qualidade que você procura.

Da Redação | Com informações do LMC


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *