Altair adquire RapidMiner em contínua expansão do seu amplo portfólio de análise de dados

A tecnologia amplia o alcance e a escala do pacote de soluções de análise de dados

A plataforma low-code da RapidMiner é usada por mais de um milhão de pessoas | Foto: Divulgação Altair

Altair (Nasdaq: ALTR), líder global em ciência computacional e inteligência artificial (IA), assinou um acordo definitivo para adquirir a RapidMiner, líder em softwares de análise avançada de dados e Machine Learning (ML).

A plataforma low-code da RapidMiner é usada por mais de um milhão de pessoas com os mais diversos níveis de habilidade para desenvolver pipeline de dados em escala e modelos de ML, colocando a análise avançada de dados nas mãos daqueles que conhecem melhor a área de negócio.

O RapidMiner acelera muito o trabalho para programadores e não programadores, fornecendo centenas de blocos de dados de fácil construção (arrastar e soltar). Seus modelos de entrega flexíveis fornecem aos usuários e empresas a escala de que precisam, desde da estação de trabalho de um usuário até servidores locais e ambiente multicloud seguros.

“Esta aquisição fortalece significativamente o portfólio de análise de dados (DA) da Altair, que já oferece aos clientes o poder de entender, transformar, agir e automatizar seus dados”, disse James R. Scapa, fundador e CEO da Altair. “O aprendizado de máquina (machine learning), está se tornando uma parte essencial dos negócios, mas muitas vezes as barreiras para a construção de modelos de ML são muito altas para começar. Muitos dados, pouca experiência em ciência de dados e ambientes de produção inseguros ou não escaláveis podem impedir que uma empresa execute sua visão de análise de dados. É aí que o RapidMiner pode ser transformador.”

A plataforma de nuvem do RapidMiner aproveita o melhor do desktop RapidMiner e adiciona o poder da nuvem, trazendo escala e governança adicionais para a plataforma low-code. Essa versão de multiusuários em nuvem pronta para SaaS permite que as organizações aumentem sua carga de trabalho em ciência de dados com facilidade e segurança.

RapidMiner é um sucesso entre os usuários na comunidade de análise de dados devido à equipe técnica talentosa e mão na massa que conta com décadas de experiência, liderada pelo fundador e diretor de tecnologia Dr. Ingo Mierswa, que se juntará à Altair. Sob a liderança de Mierswa, a RapidMiner foi pioneira em todo o conceito de ciência de dados visual e explicável e foi a primeira plataforma a introduzir ciência de dados automática, análise de texto, engenharia de variáveis automatizada, redes neurais profundas e muito mais.

“Altair e RapidMiner compartilham a mesma visão de tornar a análise de dados simples o suficiente para todos os usuários, mas escalável, governada e segura o suficiente para todas as empresas”, disse Mierswa. “Vemos isso como uma oportunidade incrivelmente empolgante de assistir nossas soluções crescerem em todo o mundo e se expandirem para um ecossistema maior e mais poderoso.”

O RapidMiner reforça a posição de mercado de análise de dados da Altair em várias verticais – especialmente manufatura e serviços financeiros – por meio de experiência no setor e técnicas de ML específicas do setor e conexões de fontes de dados. Ao lado de dezenas de produtos Altair existentes que já estão nessas verticais, o RapidMiner apresenta uma nova oferta empolgante para clientes novos e existentes que poderão acessar facilmente os produtos Altair e RapidMiner por meio do modelo exclusivo de licenciamento de unidades da Altair.

O RapidMiner será integrado a ferramentas existentes, como Altair Knowledge Studio, Altair SmartWorks e Altair SLC, para fornecer uma plataforma abrangente, com código opcional, multilíngue, pronta para SaaS e em escala de nuvem para análise e ciência de dados corporativos.

Por José Carlos Secco


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *