Meditação e sono consciente

Proporcionar momentos de relaxamento aos colaboradores aumenta concentração e pode evitar acidentes no trabalho

Sessão de meditação e relaxamento para funcionários faz parte da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Unimed Vitória. Evento promove a prática de técnicas como o sono consciente e reforça que o sucesso não deve ser medido pelo cansaço frequente | Foto: Unimed Vitória

Proporcionar um ambiente acolhedor de trabalho é fundamental para evitar acidentes e estimular um bom desempenho dos funcionários. Diante de uma realidade que exige que as pessoas se conectem cada vez a múltiplas tarefas, oferecer momentos de pausa e de autocuidado pode fazer toda a diferença para a vida das pessoas e também das empresas.

É por isso que durante esta Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Unimed Vitória, com tema “Desconectar para se cuidar”, funcionários da cooperativa estão participando de um momento de relaxamento guiado por um profissional.  

O evento, realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), promoveu a prática de técnicas como o sono consciente. Tudo isso em um espaço com reprodução de sons ambiente de natureza, além de luz especial e temperatura controlada para trazer leveza ao local. Para reforçar a experiência, o ar do auditório foi perfumado com essências amadeiradas e refrescantes.  

A engenheira de Segurança do Trabalho Luciana Lyra explica que o objetivo é conscientizar os colaboradores a praticarem a prevenção em suas atividades diárias. “As pessoas tiveram dois anos de pandemia altamente conectados, muitas vezes trabalhando remotamente. Às vezes, o ser humano não tem tempo de olhar para si mesmo, avaliar e olhar para as coisas com mais atenção. Então, o objetivo de um evento de atenção plena é deixar cada um presente no momento de um procedimento que está fazendo no dia a dia de trabalho. Com a atenção plena, é possível evitar ocorrências de acidentes ao enxergar os riscos que ali existem e trabalhar de forma preventiva”, destacou.

Para Dante Negreiros, professor responsável por guiar as sessões, foi uma surpresa positiva poder aplicar o momento de reflexão e relaxamento em um ambiente hospitalar. Ele também explicou que o sucesso profissional e social não deve ser medido pelo frequente cansaço.

“Compartilhar uma técnica ancestral aqui foi muito legal, porque consegui levar a mensagem das práticas contemplativas para pessoas diferentes e de diversos setores da cooperativa. É possível ver e sentir que relaxar é algo necessário para todo ser humano, não apenas no ambiente de trabalho”, destaca.    

A enfermeira do Pronto Socorro Adulto Thaise Pereira Campos comentou sobre a importância da iniciativa da Unimed Vitória ao promover uma autorreflexão que ajuda os colaboradores a entenderem o próprio corpo, além das necessidades que surgem todos os dias ao acordar. “Estar em busca de coisas externas é necessário, mas esse momento foi voltado para buscarmos melhorias internas. Uma vez que estamos aqui para cuidar do próximo, também devemos ter cuidado com nós mesmos”, afirmou.

As sessões de meditação e relaxamento continuam nesta quinta (6) e sexta-feira na Maternidade Unimed.

Por Maíra Mendonça


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *