ENGIE Brasil Energia realiza projeto de doação de óculos de grau para todos os estudantes de Umburanas  

A ação também beneficiou moradores das comunidades de Campo Largo e Alegre, de Sento Sé. 

Fotos: Divulgação

Alunos da rede pública de ensino de Umburanas e moradores das comunidades de Campo Largo e Alegre, em Sento Sé, região norte da Bahia, foram beneficiados por meio do programa “Parcerias do Bem”, iniciativa da ENGIE Brasil Energia que busca conectar empresas que compartilham os mesmos propósitos para multiplicar o resultado de suas ações, em prol das comunidades em que atuam. 

Executado em parceria com a Essilor Luxottica, líder mundial em óculos de prescrição, o projeto de saúde oftalmológica contemplou triagens e exames, realizadas nos meses de agosto e setembro, além do fornecimento de 800 lentes corretivas com armação, que devem ser entregues no início do mês de novembro.  

“Nosso objetivo é apoiar a transformação social da região. Com esse projeto, conseguimos proporcionar bem-estar social e maior qualidade de vida para jovens, crianças e adultos. Ao receber os óculos de grau, essas pessoas poderão acreditar no amanhã e entender que estão incluídos na educação, nos estudos, nos trabalhos. É uma forma também de contribuir para aumentar o rendimento e o aprendizado diário, além de combater os altos índices de evasão escolar”, destaca a gerente de Responsabilidade Social da ENGIE, Luciane Pedro. 

De acordo com uma pesquisa realizada com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 34% da população brasileira adulta nunca foi ao oftalmologista. A instituição aponta que 3% a 10% das crianças de 7 a 10 anos do país precisam usar óculos. Segundo o Ministério da Saúde, 30% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão.  

Os municípios de Umburanas e Sento Sé estão distantes de grandes centros e os serviços de saúde pública são precários, o que torna complexo o acesso a especialidades médicas. “Essa realidade torna esse projeto ainda mais importante, pois estamos contribuindo com a potencialização do aprendizado e ajudando a resolver um problema que é estrutural localmente”, destaca o Gerente de Regional de Renováveis da Bahia, Lucas Moura. 

Uma segunda etapa do projeto de doação de óculos na região está prevista para ocorrer no início de 2023, quando serão beneficiados os funcionários da educação de Umburanas, além dos moradores da comunidade de Brejo da Brásida, de Sento Sé. 

LIVRO “UM OLHAR SOBRE UMBURANAS” 

Em paralelo à doação de óculos, a ENGIE realizou entre os dias 12 e 23 de setembro, em escolas públicas de Umburanas, uma exposição com 77 imagens do fotógrafo Eduardo Marques, que vão compor o livro ” Um Olhar sobre Umburanas”, escrito por Carlos Steggman. 

Tanto as fotos quanto o livro apresentam imagens e registros de jovens, adultos e idosos que participaram de projetos de alfabetização incentivados pela ENGIE, entre outros personagens. Com investimento de R$ 250 mil através da Lei de Incentivo à Cultura, o livro resgata tradições culturais que hoje estão presentes somente na oralidade. O lançamento da obra está previsto para janeiro de 2023.  

Por Luciana Bispo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *