Linhares atinge o menor índice de infestação do Aedes aegypti dos últimos 5 anos

Quase 0%

O resultado positivo do levantamento é atribuído a uma série de intervenções | Foto: Secom/Linhares

O trabalho realizado pelos agentes de controle de endemias para controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, realizado ao longo de todo o mês de setembro deste ano, apontou que Linhares, região norte do Espírito Santo, apresentou uma Infestação Predial (IIP) histórica de 0,76%, menor indicador registrado nos últimos 5 (cinco) anos. O estudo mostra que a cada 100 imóveis visitados pelas equipes de saúde, aproximadamente um apresentou focos de mosquito.

O resultado positivo do levantamento é atribuído a uma série de intervenções, mobilização e conscientização junto à população feita através de campanhas e ações educativas coordenadas pela secretaria municipal de Saúde, bem como a intensificação das atividades da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) casa à casa, dos inúmeros mutirões de limpeza realizados em bairros prioritários pelos agentes de endemias.

“Passamos por um período desafiador durante a pandemia, já que suspendemos somente as inspeções na parte interna dos domicílios, dando continuidade às visitas externas nos imóveis e orientando os munícipes como proceder dentro dos imóveis, decisão tomada para proteger os agentes de combate às endemias por conta do risco de transmissibilidade do Covid-19. No entanto, intensificamos o trabalho de enfrentamento ao Aedes com os mutirões nos bairros em parceria com as comunidades, e, principalmente, com a dedicação dos nossos agentes de endemias. Isso ajudou a atingir o indicador estável na cidade. Vamos seguir com a intensificação das medidas para reduzir ainda mais esse indicador durante o verão”, pontuou Sérgio Lubiana, assessor técnico da Vigilância Ambiental.

Infestação por bairros

Algumas localidades como os bairros Interlagos e Santa Cruz registaram o maior percentual de infestação do mosquito da cidade, com mais de 1% seguido das comunidades do bairro Aviso e do distrito de Bebedouro.

Ações de contingência

Para o enfrentamento das arboviroses, o município de Linhares seguirá com a intensificação das ações de contingência nas localidades com maior vulnerabilidade para infestação do mosquito. O objetivo é identificar os pontos críticos e eliminar os focos e criadouros dos vetores num curto espaço de tempo para evitar o crescimento dos casos das arboviroses nessas comunidades.

Na mobilização, serão feitas a aplicação de inseticida, varredura casa a casa feita pelos agentes de combate às endemias, além do tratamento de focos em terrenos baldios com auxílio dos profissionais da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos e busca ativa de indivíduos com sintomas dos agravos.

Por Alexandre Araújo


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *