Mutirão de Vacinação contra a pólio em Linhares neste sábado (22)

As equipes estarão a postos para receber as crianças de 1 a 4 anos, das 8 às 12 horas, na Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairrro Colina

Neste sábado, dia 22, um mutirão de vacinação contra a poliomielite será realizado em Linhares, região norte do EspíritoSanto, em mais uma tentativa de ampliar a cobertura vacinal das crianças de 1 a 4 anos que precisam se vacinar contra a doença. Será das 8 às 12 horas na Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina, onde funcionava o antigo Hospital Talma.

“Poliomielite não tem cura e não podemos correr o risco de essa doença voltar a circular entre nós. Isso só será possível com o aumento da cobertura. A vacina é um ato de amor e de proteção, evita o risco de as nossas crianças sofrerem as sequelas graves que essa doença pode causar”, afirma o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Para receber a dose contra a pólio é indispensável levar a caderneta de vacinação das crianças. “Precisamos aumentar a cobertura vacinal da poliomielite para fazer um ‘cordão sanitário’ que evite a circulação desses vírus na cidade”, diz a diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos.

Público alvo

Todas as crianças de 1 ano a 4 anos – mesmo as que estão com a carteira vacinal em dia – devem ser levadas às unidades de saúde para receber a dose extra da vacina contra a poliomielite, reforçando a proteção dos pequenos e ampliando a barreira contra a possível circulação do vírus.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, a cobertura vacinal contra a pólio chegou a apenas 51% do público-alvo, o que significa que 5.388 crianças nessa faixa etária ainda não compareceram aos postos para receber o imunizante contra a paralisia infantil no município.

A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90% de um público-alvo de 10.693 crianças. Linhares possui 11.135 pacientes na idade de 1 a 4 anos cadastradas e aptas a receber a dose da vacina.

Por Alexandre Araújo 


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *