Tecnologia no combate às doenças 

Nos últimos anos, tem se falado muito sobre a importância de conscientizar a população acerca da saúde ocular. Desde doenças graves sem sintomas até patologias que atingem crianças e podem levar à cegueira, os check-ups oftalmológicos são necessários quando o assunto é o bem-estar das pessoas. Por isso, muitas inovações têm surgido na área. Seja equipamentos ou novas técnicas, as novas tecnologias estão cada vez mais presentes dentro dos consultórios e clínicas de oftalmologia.  

Um exemplo de inovação nessa área é o 36th Annual Ophthalmic Anesthesia Society, evento norte americano organizado pela Sociedade Americana de Anestesia Oftalmológica em conjunto com o Hospital John Hopkins. Esse é um evento focado na troca de informação e de experiências em que, sendo o único representante brasileiro participando do evento, tive a oportunidade de conversar outros profissionais, discutindo e aprimorando técnicas com o objetivo de, cada vez mais, garantir a segurança dos pacientes. 

Com essa participação, ficou ainda mais clara a necessidade da tecnologia ser uma aliada quando o assunto é saúde. Muitas pessoas ainda têm medo de realizar cirurgias oculares ou de buscar tratamentos para doenças de visão. Contudo, com a alta tecnologia e o investimento que tem sido feito nessa área, esses tratamentos têm se tornado cada vez mais seguros e eficientes. Em um mundo onde 39 milhões de pessoas são afetadas pela cegueira, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, e sabendo que 80% desses casos poderiam ser evitados, falar sobre os avanços na área da oftalmologia é uma urgência.  

Fica o lembrete: cirurgias oftalmológicas podem ser realizadas com segurança e com ausência de dor, garantindo conforto aos pacientes e tranquilidade ao superar uma doença ocular, sendo ela grave ou não. Para isso, é importante que os profissionais da área e as clínicas especializadas estejam sempre atentas a inovações, eventos e palestras que tratam sobre o assunto. Compartilhar conhecimento é o primeiro passo para combater cada vez mais as doenças oculares e a cegueira! 

*Dr. Gustavo Groth, Médico Anestesiologista na Clínica Visão 
E-mail: gustavo_groth@yahoo.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *