Mais de 7 mil alunos e professores do ES estão disputando a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética

Período de provas vai até sábado, dia 29, e premiação distribuirá 2000 medalhas, 200 notebooks e bolsas de estudos de R$ 3 mil

Os competidores têm até este sábado (29/10) para acessarem a plataforma da Olimpíada e realizarem as provas | Foto: EDP

A 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE 2022) encerrou suas inscrições na semana passada com um total de 7.110 inscritos no Espírito Santo. Em todo o Brasil, foram 185.613 cadastros, entre professores e estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas. Os competidores têm até este sábado (29/10) para acessarem a plataforma da Olimpíada e realizarem as provas, colocando em prática todos os conhecimentos adquiridos para garantir a concorrência aos prêmios.

Os participantes com melhor desempenho receberão certificados e serão premiados com 200 notebooks, 200 bolsas de estudo, 2.000 medalhas e menções honrosas. Os vencedores de cada categoria participarão de uma solenidade de encerramento na sede da ANEEL, em Brasília. Mais informações podem ser obtidas através do no site https://onee.org.br/olimpiada ou pelo telefone 0800 606 9130.

Os participantes da ONEE 2022 são oriundos de mais de 5.400 municípios dos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Sergipe, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Acre e Tocantins, além do Distrito Federal.

ONEE 2022

A ONEE 2022 é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização da EDP no Espírito Santo e de outras concessionárias de energia que operam em 23 estados e no Distrito Federal.

O curso direcionado aos participantes da ONEE 2022 foi composto por três módulos, que contemplaram assuntos como: Introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.

A propagação do consumo consciente de energia elétrica também contou com uma série de conteúdos publicados nas redes sociais e no canal da olimpíada no Youtube, além da realização de lives com especialistas no tema e Blitz da Eficiência Energética, que consiste em aulas e atividades presenciais preparadas em parceria com as distribuidoras de cada local.

Para Marcos Madureira, Presidente Executivo do Instituto Abradee da Energia, a iniciativa gera inúmeros benefícios a todos os envolvidos, através da multiplicação de boas práticas e engajamento geral. “Além de potencializar a participação de estudantes na disseminação de conhecimentos fundamentais para todos, esperamos que a ONEE 2022 também seja uma oportunidade de melhorar a interlocução entre distribuidoras de energia, entes púbicos e sociedade”, comentou.

Games e conhecimento

Professores e estudantes passaram por uma capacitação prévia à realização dos desafios e provas. A disputa inclui as etapas de formação de professores através da plataforma digital, multiplicação de conhecimentos entre os estudantes e a realização das provas que permitirão a aferição do aprendizado. Todas acontecerão de forma monitorada e com a possibilidade de utilização de conteúdo online e off-line, incluindo a realização de provas em braile, denotando o caráter inclusivo do certame.

Os materiais dirigidos aos estudantes são baseados no moderno conceito de “gamificação”, através de desafios que permitam ao aluno a aplicação de práticas cotidianas de consumo consciente de energia elétrica e sustentabilidade. Durante a olimpíada, serão utilizadas técnicas de simulações e ludicidade. As etapas incluirão também a realização de “Blitz da Eficiência” nas áreas atendidas por cada distribuidora. Serão ações em datas pré-definidas, com a participação dos entes organizadores, educadores e alunos, com o objetivo de divulgação da Olimpíada.

Por Fernanda Carlesso Lozer


Siga A IMPRENSA ONLINE no InstagramFacebookTwitter e YouTube e aproveite para se logar e deixar aqui abaixo o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *